CULTURA E LIDERANÇA

John Shook sobre aonde o pensamento e a prática lean estão indo hoje

Editor do Planet Lean, Roberto Priolo, falou com John Shook, do LEI, no Lean Summit em São Paulo, Brasil, em setembro. Leia algumas partes da entrevista.

Sobre o Modelo de Transformação Lean do LEI

O Modelo de Transformação Lean tem o objetivo de dar às pessoas uma abordagem que elas podem utilizar para projetar o sistema lean adequado a elas… Por algumas décadas, as organizações têm tentado e obtido algum sucesso em trazer transformações para a organização. Mas, muitas vezes, as empresas tentam copiar as melhores práticas de outras empresas que podem não se encaixar com elas, então desenvolvemos o modelo para que as pessoas possam utilizá-lo como um guia para desenvolver o modelo certo para elas… E nós estamos encontrando muita animação quanto a isso e temos muita esperança de que as companhias terão muito sucesso ao utilizar o modelo para seguir em frente”.

Sobre o desenvolvimento lean de produtos e processos

“O lean realmente começa quando pensamos sobre valor… Esse valor que é incorporado no produto ou no serviço. Então o desenvolvimento lean de produtos e processos foi parte do nascimento do lean quando começamos a falar sobre produção e gestão lean há vinte anos. Mas, em muitos casos, ele acabou sendo colocado em segundo plano. E o que acontece agora é que ele está ressurgindo porque ele se torna nossa incorporação de como colocamos o cliente em primeiro lugar. Garantindo que estamos fornecendo valor aos clientes. É dessa forma que também podemos fornecer prosperidade para a sociedade e para as empresas também. Esse ressurgimento da importância central do desenvolvimento do produto eu acho que é apropriado e vem na hora certa…”.

Sobre utilizar o lean para solucionar problemas sociais e sistêmicos

“Em vez de começar com algo muito grande e tentar achar um caminho, o lean desde o começo tem a ver com criar sistemas sustentáveis. A conexão entre o lean e a questão ambiental, a questão da sustentabilidade, eu acho que é muito natural. De qualquer forma, o pensamento lean é o caminho a seguir para todas essas questões diferentes”.

Sobre o lean para a “inovação”

“Inovação é uma das modas do ano… temos uma ideia quando pensamos na grande inovação manifestada em um produto muito interessante (digamos, por exemplo, no Iphone ou no Ipad original). O que nós às vezes nos esquecemos é que toda inovação é na verdade a acumulação de várias pequenas inovações que levaram a ela. Esse tipo de foco nos permite desenvolver pessoas e sistemas para permitir a inovação sustentável… [Lean] pode ajudar a inovação contínua em organizações que podem beneficiar clientes”.

Assista ao vídeo completo abaixo para mais insights de John Shook sobre o futuro do lean e o atual estado do pensamento e prática lean no Brasil.

Lean Summit 2014 - John Shook

Publicado em 28/10/2014

Planet Lean - The Lean Global Networdk Journal