ESTRATÉGIA E GESTÃO

Gerenciando para arremessar com o PDCA (Pitch-Defend-Catch-Adjust ou Arremessar-Defender-Agarrar-Ajustar)

Uma vez ou outra, me perguntam por que escolhi os diversos livros listados na bibliografia da publicação Gerenciando para o aprendizado. Basicamente, utilizei apenas dois critérios simples: livros que influenciaram diretamente a redação ou pensamento incorporado na publicação Gerenciando para o aprendizado, ou livros que adicionaram alguns dos conceitos chave dessa publicação.

Um dos livros cuja menção alguns leitores consideram curiosa, e adequado para a ocasião, é The Mental ABC's of Pitching. Na verdade, há dois livros de beisebol na bibliografia, sendo que o outro é You Gotta Have Wa, de Robert Whiting.

A publicação The Mental ABCs of Pitching, de H. A. Dorfman é um livro simples e maravilhoso que explora o alfabeto inglês, apresentando uma palavra-chave para cada letra. Dorfman escreve sobre uma ampla gama de práticas e crenças, que vão de Respirar, passando pelas Metas, Mantra e Árbitros. O livro é simples, mas também imprevisível, no sentido de que Dorfman pode citar Chekov—“O homem é aquilo que acredita ser”—ao enfatizar a necessidade dos arremessadores entenderem o que pensam de si próprios; e, na próxima página, oferece conselhos sobre como se recompor após perder uma grande oportunidade de marcar.

Há diversas entradas que se relacionam diretamente e magnificamente a conceitos lean específicos. Certifique-se de ler todas elas, mas vou introduzir apenas três aqui, começando com "A" - para "Ajuste".

Mentalidade e Ação Enxuta

Como vocês sabem, grande parte, se não a maior parte, ou se não quase todo o conceito "lean" é essencialmente uma questão de buscar, em tudo o que fazemos, formas de concretizar o ciclo P-D-C-A. O modelo elegante de Deming é outra das muitas dinâmicas "falsamente simples" da mentalidade e ação enxuta. O "A" significa, claro, "Agir".

Posteriormente, muitos de nós adicionam o colorido do "ajustar" para explicar o que acontece na dimensão "A" do ciclo. A idéia aqui é que, com base na tentativa (Fazer) que você coloca em jogo, que está baseada na sua hipótese (Planejar), você deve ter aprendido algo (deveria, de qualquer modo) – afinal de contas, nada ocorre exatamente de acordo com o plano. Isso, de fato, é uma premissa da mentalidade enxuta, "nenhum problema é problema!" Portanto, com base no seu item "Checar" dos resultados da sua tentativa, você vai invariavelmente precisar fazer algum ajuste. Após esse ajuste poderá vir a padronização. Com o novo padrão agora em vigor, você começa o processo tudo de novo. E novamente.
A explicação do autor Dorfman de "A para Ajuste" é bela na sua simplicidade e poderosa nas suas implicações.

"Fazer um ajuste é fazer uma mudança, uma adaptação. No contexto da definição de beisebol, isso presume uma avaliação criteriosa, racional, de A) o que o arremessador estava tentando fazer, B) o que deu errado, e C) o que ele deve fazer para corrigir isso".
Aqui está outro encaixe perfeito para a mentalidade enxuta extraído da publicação ABCs of Pitching: Hábitos.
"Quanto mais um arremessador puder desenvolver rotinas, mas confiança pode ter na sua preparação. Ele sentirá um maior senso de controle e foco. Suas rotinas são formadas por meio de escolhas e da expressão consistente dos comportamentos que ele entende que vão lhe servir bem. Essas rotinas são o foco de sua atenção e ajudam-no a 'permanecer' nos bons hábitos, portanto, ele não precisa se preocupar em 'sair' dos hábitos ruins. Os hábitos são desenvolvidos em relação a tarefas dirigidas".

E, finalmente, "Aprendizado" ("Learning", no título em inglês), onde ele cita ninguém menos do que Henry Ford, uma fonte da mentalidade enxuta:
"Em poucas palavras, os melhores arremessadores são os melhores aprendizes. Enquanto praticamente todos no beisebol dão e recebem conselhos, os melhores aprendizes são ouvintes interessadíssimos. Eles sabem como avaliar o que ouvem, e então como integrar o conselho apropriado no comportamento. Os melhores aprendizes sabem que o fracasso, como expressou Henry Ford, 'é a oportunidade de começar novamente de maneira mais inteligente'. Os melhores aprendizes instintivamente reconhecem que a experiência por si própria é inútil. O que alguém faz com ela lhe dá valor".

Para aqueles de vocês cujos times estão lutando com seus arremessos no meio da temporada, procurem enviar uma cópia do livro The Mental ABCs para o técnico da sua equipe: Dorfman, H.A., The Mental ABC's of Pitching; A Handbook for Performance Enhancement, Lanham: Diamond Communications, 2000.

Publicado em 21/08/2009

Planet Lean - The Lean Global Networdk Journal