CULTURA E LIDERANÇA

Gerenciando para o Aprendizado na Sloan Management Review

Você precisa ler dois artigos na edição atual da MIT Sloan Management Review.

Meu artigo (O Segredo da Toyota: o relatório A3) é um resumo simples do livro Gerenciando para o Aprendizado, resumido da melhor maneira possível em apenas quatro páginas, das quais apenas uma de texto. (Perdoem o título - prerrogativa do editor...). Michael Hopkins, editor-chefe da SMR, apresenta o MTL: “Em seu livro Gerenciando para o Aprendizado, John Shook analisa a jornada para a solução de problemas de um gerente e seu mentor e o mecanismo gerencial que os orientou.  Os antecedentes? Shook conhece essa jornada em primeira mão.”

Mas ainda mais interessante que o meu é o artigo do próprio Hopkins, “Solução Estrutural de Problemas”. Hopkins faz um excelente trabalho colocando o processo A3 no contexto do gerenciamento contemporâneo, ao mesmo tempo em que apresenta o MTL a um público mais amplo. Como Hopkins diz:
“O poder do A3 como mecanismo gerencial é um dos motivos pelos quais ele e o livro de Shook merecem maior atenção (o efeito uma-única-página-gera-seletividade-rigorosa é apenas a forma mais óbvia de como ele cumpre sua missão). Outro motivo é que os mecanismos em geral são escandalosamente subutilizados pelos gerentes. Mecanismos referem-se a processos. Mecanismos excelentes são processos entendidos com brilhantismo. Ainda vivemos no mundo da administração por objetivos, mesmo que ela não tenha mais esse nome. Você pensava que a administração por objetivos estava morta? Basta lembrar-se de sua última revisão anual, seu último plano estratégico, seu último orçamento. Analise como os gerentes recebem um “número” para atingir, quantas organizações ainda funcionam por intenção e diretrizes – aumento nas vendas, crescimento do tráfego na Internet, ampliação das margens”.

Os links estão abaixo. Provavelmente será necessário registrar-se na Sloan Management Review, mas o registro é gratuito, fácil e rápido.
Já estou considerando os links úteis para ajudar as pessoas que precisam de uma visão rápida do processo A3.

John Shook
http://sloanreview.mit.edu/the-magazine/articles/2009/summer/50408/toyota%E2%80%99s-secret-the-a3-report/
Solução estrutural de problemas
Michael S. Hopkins
http://sloanreview.mit.edu/the-magazine/articles/2009/summer/50401/toyota%E2%80%99s-secret-the-a3-report/

Publicado em 21/07/2009

Planet Lean - The Lean Global Networdk Journal