ESTRATÉGIA E GESTÃO

Kaizen

Na metodologia  do Lean Institute Brasil  de disseminar os conceitos da filosofia lean, ensinamos que o quinto princípio da filosofia  é à busca da perfeição. Essa busca da perfeição traduzido para o TPS (Toyota Production  System)  é o Kaizen. Portanto,  kaizen é as buscas incessantes, insistentes e sem fim  de melhoria que no jargão de chão de fábrica é mais comumente conhecido como melhorias contínuas.

É uma palavra de origem japonesa, hoje de uso consagrado mundialmente, que tem uma  grande influência e impacto no dia a dia dos gestores e é baseado na solução de problemas.

Acredito que todos querem melhorar objetivando o bem estar em todos os sentidos. E cada um de nós que batalha para poder desfrutar os bons momentos também não foge a  regra, seja no trabalho, na vida particular ou nas mais diversas situações do convívio social.

O conceito de kaizen é bem mais difundido e usado no meio industrial mas não se restringe somente nele. Por exemplo, vamos enfocar os conceitos de kaizen na nossa saúde. Possui  uma grande gama de aplicação em uma das coisas mais preciosa que é a nossa vida. Fazer kaizen na saúde significa resolver continuamente os problemas que temos com a nossa saúde. Desde o nascimento até o último dia, a vida em si  não deixa de ser um contínuo processo de solução de problemas em nome da sobrevivência e do bem estar.. Em suma o dia a dia de o próprio viver requer atenção contínua de kaizen. E quem parar de fazê-lo está fora do páreo. E acredite temos vários problemas ! Resolva-os. Mas, como ?
Não é uma tarefa tão fácil. Há necessidade de pensar, estudar e conhecer a necessidade.

Vamos transpor isso agora para as atividades de uma fábrica.

Normalmente uma fábrica é um local onde reúnem recursos (pessoas , máquinas e conhecimentos) para transformar alguma  matéria prima em algum produto que tenha utilidade para facilitar a nossa vida. No modelo econômico em que vivemos, de livre empreendimento, a concorrência é um negócio sério. Só sobrevivem aqueles que realmente estiverem preparados para isso. E a chave desse preparo denomina-se kaizen.

Em uma empresa (fábrica) existem infinidades de problemas. No TPS, é lugar comum o  pessoal dizer em alto e bom tom que problemas são para serem resolvidos e não escondidos. Isso reflete a mentalidade e o comprometimento de todos para com o grupo, pois, um problema  quanto mais depressa for detectado é mais fácil de ser resolvido, evitando assim conseqüências desastrosas para a  empresa. E a solução sempre é feita buscando a causa raiz  do problema e elaborando contramedida para evitar a re-ocorrência.  É o PDCA em ação que nada mais é que o próprio círculo de kaizen.

Uma vez entendido qual o significado de kaizen,  vejamos agora quais são os objetivos: lucro sem dúvida é um objetivo muito importante, pois é o que as empresas buscam e a razão de ser das mesmas. Atrás deste lucro estão os outros  objetivos que são igualmente importantes para a continuidade da empresa que são:  a satisfação dos clientes, dos colaboradores e dos investidores.

A maneira mais imediata de aumentar a lucratividade da empresa  é através de redução de custos obtidos pela eliminação dos desperdícios e não pelo simples cortes dos mesmos.
Realizar kaizen para eliminar os desperdícios é o mesmo que resolver os problemas para não gerar os desperdícios que consomem recursos e não atendem as necessidades dos clientes.

Ao implementar kaizen  no chão de fábrica  algumas prioridades devem ser observadas. Kaizen sem gastar dinheiro é o ideal, o mais desejado. Não obstante podemos realizar várias melhorias sem muitos dispêndios de numerários começando com a mão-de-obra, depois com processos, em seguida melhorias relacionadas com material e por último máquinas e equipamentos. Este último, normalmente requer boa soma de recursos para se implementar qualquer melhoria.

Antes de encerrar gostaria de trocar idéias sobre os passos para a implementação de kaizen.

Não é uma fórmula rígida, porém ajuda na realização de kaizen lembrando os tópicos que devem ser observados para não perder o foco . Inicia–se com a necessidade de se resolver um problema. Pergunte : qual é o problema?

Na resposta já encontrará a metade da solução.

Então agora identifique claramente atividade que agrega valor dos desperdícios.

Conhecendo os desperdícios  terá condição de pensar e planejar as contramedidas. Simule e realize a mudança. Após a mudança colocada em prática, cheque o resultado. Satisfaz a  necessidade? Então agora efetive e padronize o que foi mudado. Kaizen não para aqui. Outras necessidades demandarão outras mudanças e assim continuamente, sem fim.

Publicado em 13/05/2009

Planet Lean - The Lean Global Networdk Journal