SAÚDE

Três histórias de sucesso da aplicação do lean na área da saúde ao redor do globo

1. Gestão lean na China

O trabalho: Desde 2012, o Hospital Provincial de Guangdong de Medicina Chinesa Tradicional tem aplicado o pensamento lean em três áreas para solucionar três problemas (apesar de o pensamento lean ter se espalhado para outros lugares dentro da organização): a redução de erros no processo de infusão na unidade de internação respiratória, a redução do redirecionamento desnecessário no processo clínico ambulatorial e a melhoria da taxa de primeiros processos no prazo das operações cirúrgicas.

Reflexões-chave: A equipe de transformação aprendeu que o pensamento lean é possível na China e em hospitais, assumindo que os projetos de melhoria sejam defendidos por membros da principal equipe de liderança do hospital e estejam alinhados com os objetivos do negócio. Não surpreendentemente, as equipes interfuncionais foram críticas. O coaching e uma abordagem de “perguntas humildes” criaram oportunidades para que trabalhadores da linha de frente dessem um feedback e compartilhassem abertamente suas idéias.Leia a entrevista inteira aqui (em inglês).

2. Médicos e enfermeiras que atuam como solucionadores de problemas na Espanha

O trabalho: a transformação lean acontece de diferentes formas, nós todos sabemos que o lean é tanto pessoal quanto situacional para indivíduos e organizações. Em um hospital público próximo a Barcelona, o Consorci Sanitari del Garraf, desde 2014, ela acontece por causa do entusiasmo da equipe – os médicos e as enfermeiras têm um compromisso com a alta qualidade, são centrados no paciente, e a área da saúde é integrada. Nesse caso, eles têm adotado uma abordagem diferente em relação ao trabalho, à gestão e à solução de problemas. Os médicos e as enfermeiras mudaram seus comportamentos de liderança e gestão/trabalho em equipe.

Reflexões-chave: Em reflexão, o CEO Josep Lluís Ibáñez Pardos diz que tem sido o compromisso desses membros de equipe com o foco no PROCESSO que fez a diferença, além do envolvimento direto da alta liderança (ele mesmo, o CEO) e da promessa de que o pensamento lean não iria, de forma alguma, levar à demissão de ninguém. Leia mais sobre as reflexões de Pardo aqui (em inglês), e as de Dan Jones (da Lean Enterprise Academy do Reino Unido), aqui (em inglês), que visitou o hospital no último outono.

3. Utilizando o pensamento Lean para reconstruir o sistema público de saúde de Nova Iorque

O trabalho: Joanna Omi, Vice-Presidente Sênior de Inovação e Efetividade Organizacional, liderou uma equipe em um projeto contínuo, de longo prazo, para repensar e reprojetar os sistemas da Corporação de Hospitais e Saúde de Nova Iorque utilizando o pensamento lean. A equipe de transformação de Omi começou atacando problemas difíceis, como doenças crônicas (diabete, hipertensão, asma adulta e infantil, entre outras), garantindo a estabilidade financeira, a geração de receita e o acesso ao atendimento básico de saúde para os um milhão e trezentos mil nova-iorquinos que eles atendem. Eles conseguiram ganhos suficientes para seguir em frente, focando na estabilidade e espalhando o aprendizado lean para outras áreas. No nível empresarial, eles focaram em melhorar os sistemas financeiros, nos problemas da cadeia de suprimentos e nos serviços médicos. Paralelamente, encorajaram os chefes de departamento a determinarem suas próprias prioridades, aplicando o pensamento lean onde eles viam a possibilidade. Eles melhoraram o fluxo no pronto-socorro e tornaram as posições de liderança lean na organização altamente almejadas, a fim de atrair os candidatos mais fortes.

Reflexões-chave: Omi diz que o foco deles no trabalho padronizado é o que torna possível outros ganhos centrados nos pacientes, assim como as melhorias e os sucessos a serem compartilhados. Chamando o projeto de transformação de “grande avanço”, Omi diz que os esforços de sua equipe exigiram uma abordagem totalmente diferente por parte da liderança – que fortaleceu e solicitou idéias dos colaboradores da linha de frente para fazer diferença significativa todos os dias. Leia a entrevista inteira aqui (em inglês).

Todas as histórias foram adaptadas dos sites dos membros da Rede Global Lean, Planet Lean e a Lean Enterprise Academy de Reino Unido.

Fonte: Lean Enterprise Institute.

Publicado em 07/04/2015

Planet Lean - The Lean Global Networdk Journal