DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E PROCESSOS

Quanto mais rápido vamos, mais pra trás ficamos

Jim Morgan

Velocidade, para o mercado, não é apenas fazer as coisas mais rapidamente. É sobre utilizar o tempo para fazer as coisas com propósito claro. Tenho observado muitas companhias tentando diminuir o lead time do desenvolvimento de seus produtos por muitos anos e gostaria de compartilhar algumas questões que podem ajudá-lo a enfrentar essa importante tarefa:

Você entende profundamente quais são as necessidades de seu produto?

Muitas organizações não dão importância à fase de imersão / estudo do desenvolvimento. Ou eles pulam essa fase e vão direto à execução. Isso gera muito desperdício porque, normalmente, leva ao desenvolvimento de um produto ruim – o que é um desperdício indefensável do talento e do tempo das pessoas. É crucial que você utilize o tempo para entender profundamente quais são as necessidades do produto, quais atributos do processo e do produto são fixos e quais são flexíveis e quais necessidades individuais devem ser focadas. Fazer ao contrário é correr o risco de ter péssimos produtos, de gerar o caos organizacional, mudanças tardias e recursos de engenharia inestimáveis ficando restritos no lançamento quando deveriam estar rio acima trabalhando no próximo produto, levando a um ciclo contínuo de atraso.

Você é capaz de produzir seu produto com qualidade e a tempo?

Sempre fico surpreso de saber que algumas das organizações que mais objetivam uma maior velocidade de mercado não utilizam o tempo para entender sua capacidade de desenvolvimento por inteira. Consequentemente, eles não conseguem gerir efetivamente sua capacidade ou melhorar o desempenho do desenvolvimento de produtos / processos. O planejamento de sua capacidade consiste, na maior parte, em estimar as horas de engenharia, contar cabeças e arbitrar a alocação de recursos enquanto continuam a congestionar projetos no sistema. Nenhuma surpresa, então, que a expedição “caso especial” excessiva e os “mergulhos profundos do projeto”, após um tempo, atolaram e sobrecarregaram o sistema. Tenha em mente que sua capacidade de desenvolvimento é dinâmica. Números do projeto, complexidade, tecnologias (tanto do produto quanto do processo), ambiente regulador, presença de manufatura, fornecedores etc. afetam sua capacidade. É por isso que os encorajo a entenderem sua capacidade completa do sistema de desenvolvimento de processos e produtos. Considere um estudo de desenvolvimento de conceitos rigoroso da capacidade do sistema através do projeto, de testes, do equipamento e do lançamento.

Você tem uma estratégia adequada de padronização?

Não consigo lhe dizer como são poucas as companhias que utilizam o tempo para criar uma estratégia adequada de padronização, pela qual quero dizer definições claras de atributos fixos e flexíveis com mecanismos efetivos para a melhoria contínua possibilitar velocidade, qualidade e criatividade. Longe de inibir a criatividade, um sistema dinâmico depadronização é a base por excelência da engenharia de produtos / processos e um habilitador-chave para fabricar ótimos produtos porque serve como um repositório crítico de conhecimento, fornece um esquema de trabalho comum e sustenta a melhoria contínua.

Todo mundo consegue “enxergar o todo”?

Isto é, a equipe inteira de desenvolvimento – abrangendo diferentes funções – entende como seus trabalhos estão relacionados com as outras atividades? A oportunidade mais comum para diminuir o lead time que eu já vi é entender e sincronizar as atividades interfuncionais no processo de desenvolvimento. Isso é chave para melhorar o desenvolvimento simultâneo e criar fluxo. Para começar, muitas vezes, seu processo de desenvolvimento fundamental frequentemente apresenta desconexões interfuncionais que, na verdade, criam retrabalho e desperdício em seus processos. Igualmente ruim é sua falta de conhecimento de como o trabalho de desenvolvimento é, de fato, feito através das funções, que limita muito os esforços de redução do lead time. Muitas vezes, esforços bem-intencionados para aumentar a velocidade de mercado são reduzidos a diretrizes arbitrárias para reduzir os grandes pedaços de “blocos de tempo” sem quaisquer contramedidas efetivas. Consequentemente, esses tipos de esforços tendem a focar em apressar as tarefas individuais sem um entendimento completo das implicações maiores no sistema. Mais uma vez, isso resulta em muitas mudanças tardias, retrabalhos e atrasos.

Um princípio que pode ajudar a melhorar a sincronização interfuncional é compatibilidade antes da conclusão (CaC). Isto é, criar mecanismos em seu processo de desenvolvimento para garantir que os componentes individuais de produtos e processos sejam compatíveis com outras partes interdependentes do sistema antes de completar seu projeto individual. Idealmente, esses mecanismos devem ocorrer suficientemente cedo para serem praticáveis em seu processo. Isso requer que você entenda e, especificadamente, defina um nível mínimo de maturidade do projeto por parte / processo, quando partes e processos dependentes são capazes de embasar seu trabalho. Esse nível de maturidade é conhecido como nível de maturidade mínima possível (MFM). Estabelecer esse nível de maturidade pode ser delicado, mas esse conceito é uma sustenção-chave para a boa execução da engenharia simultânea, reduzindo o lead time e criando ótimos produtos. Isso requer um alto nível de colaboração organizacional e capacidade técnica. As melhores organizações trabalham continuamente para minimizar o MFM e aumentar a sobreposição e, consequentemente, a velocidade de mercado.

Esse artigo certamente não pretende ser uma receita compreensiva para o processo de desenvolvimento lean. Apenas algumas observações, questões e notas de encorajamento para assumir uma abordagem bem planejada e estruturada dos seus esforços de melhoria do processo de desenvolvimento de produtos e processos. Lembre-se de que, com a redução do lead time, assim como muitas coisas na vida, mais rápido não é, necessariamente, melhor.

Publicado em 30/04/2014

Planet Lean - The Lean Global Networdk Journal