CULTURA E LIDERANÇA

Avaliando os Executivos Lean

Lean adiciona novas perspectivas às formas tradicionais de avaliar o desempenho executivo, chamados de Resultados e Habilidades das Pessoas, e adiciona um terceiro processo ou dimensão de fluxo de valor. Eles espelham o propósito (resultados), o processo (meios) e as pessoas (aprendizado) de um sistema de gestão lean. A lógica lean por trás disso é que você precisa de pessoas versadas acompanhando, de forma integrada, projetos e fluxos de valor do início ao fim para gerar resultados que sejam sustentáveis. Em outras palavras, pessoas boas realizando um bom processo geram bons resultados. Essa avaliação provê também a base correta para reprojetar esses produtos, fluxos de valor e modelos de negócio a fim de enfrentar situações de mudanças.

Uma avaliação lean começa recolhendo os fatos por meio do “ir ver” o trabalho pelo qual os executivos são responsáveis – percorrendo seus processos com eles, examinando a forma como a gestão visual está sendo usada para executar esses processos e analisando a qualidade dos A3 de projetos que estão sendo empreendidos. Também compreende levantar as perspectivas de cada envolvido, inclusive dos clientes internos e externos, seguido de um diálogo com o executivo responsável. Isso ajuda a responder as perguntas relacionadas ao sistema de gestão e sua capacidade de entregar os resultados que a organização precisa alcançar, relacionadas ao tempo de gestão e sua efetividade e ao aprendizado e sua aquisição e compartilhamento. A avaliação também dá a você uma enorme contribuição de como os executivos pensam, lideram e aprendem.

As perspectivas lean na avaliação do desempenho executivo podem ser resumidos em nove conjunto de questões:

    Quais resultados?
  • Todos na organização podem relacionar suas ações às lacunas (gaps) vitais de desempenho que fariam grande diferença à organização e aos clientes? Como muitos projetos estão em andamento, há recursos adequados, qual progresso está sendo feito de acordo com o plano e há atividades menos importantes sendo canceladas?
  • Os gerentes acompanham e analisam regularmente os fluxos de valor mais importantes do início ao fim para focar as atividades de melhoria nas causas ocultas dessas lacunas (gaps) de desempenho, e não nos sintomas, tais como espera e desperdício?
  • Os gerentes estão tomando as ações necessárias para usar a capacidade liberadas, os recursos financeiros, as despesas de capital, melhor satisfação dos clientes e acesso mais rápido no mercado para gerar vendas adicionais e resultados superiores?
    Quais processos de gestão?
  • Há um processo padronizado para gerentes visitarem seus fluxos de valor em base regular para auditarem a gestão visual do plano versus o real, com o intuito de revisão das atividade de melhoria e de solução dos problemas mais rapidamente para criar estabilidade no processo e direcionar as atividades de melhoria apropriadas?
  • Os líderes do fluxo de valor são responsáveis pelos fluxos principais que passam pelos departamentos, por chegar a comum acordo entre todos os envolvidos nas ações corretas e recursos necessários, por revisar o progresso e a entrega de resultados? A gestão visual está sendo usada para resolver conflitos potenciais e guiar comportamentos colaborativos?
  • A gestão está melhorando efetivamente? Está focando nos poucos projetos vitais e deselecionando outros, em frequentes revisões do projeto e em fluxos de valor mais estáveis, liberando o tempo de gestão em reuniões, apagando incêndios e em comunicados a fim de gastar mais tempo no desenvolvimento de funcionários, melhorias e inovação?
    Quanto aprendizado?
  • A prática do A3 é utilizada para elaborar propostas, solução de problemas e desdobrarplanos? Qual a qualidade dos processos de pensamento e diálogos revelados pelo portfólio de A3 que está sendo trabalhado e supervisionado pelos executivos e seus relatórios?
  • O aprendizado e os insights estão sendo capturados no final de cada encontro de gestão visual, de solução de problemas e de revisão de projetos? Eles estão sendo sistematicamente armazenados na intranet para que possam ser compartilhados em projetos e atividades subsequentes de solução de problemas?
  • Os executivos estão gerenciando pelo “ir ver” os fatos, tendo conhecimento para saber “perguntar por quê” e “respeitar as pessoas”, capacitando-as a fazer seu trabalho? Eles estão liderando por meio da mentoria de seus subordinados, estabelecendo orientações claras e fazendo perguntas, em vez de dizer as pessoas o que fazer?

Esse é um verdadeiro conjunto de perguntas desafiadoras que demandam muitas novas habilidades de executivos e que desafiam muitos de seus modelos mentais. Eles são ensinados a aprender fazendo e guiando experimentos, em vez de estarem dentro da sala de aula. Em minha experiência, os executivos têm dificuldades, na maioria das vezes, para definir claramente os problemas do negócio a serem resolvidos, enxergar os fluxos de valor completos do início ao fim, separar a responsabilidade de gerir esses fluxos de valor (processos de criação de valor horizontal) da autoridade sobre os recursos (dimensão vertical de gestão) e liderar por meio de perguntas em vez de saber todas as respostas.

Traduzido por Tamiris Masetto Manzano.

Publicado em 24/02/2012

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