GESTÃO DA PRODUÇÃO

Como enfrentar as dificuldades do sistema puxado

Existe um fator básico que acredito ser um dos principais motivos por trás das dificuldades não apenas do sistema puxado, mas na implementação lean como todo. Quantas empresas realmente possuem o "espírito Kaizen" incorporado em cada um dos empregados, gerentes e diretores?

Tenho constatado que nas empresas (seja qual for o país... na Europa ou Ásia), aquelas que praticam o Kaizen como algo "normal" do dia-a-dia (em vez de "projetos de melhoria" adicionais às atividades diárias), naturalmente fazem do sistema puxado, um tópico necessário para identificar os pontos fracos ou críticos do sistema para realizar mais Kaizen.

Portanto, tento cada vez mais iniciar a implementação Lean nas empresas:

  1. Introduzindo a utilização de um quadro de resolução de problemas (com o Controle de produção hora a hora + Identificação dos problemas mais frequentes + Análise de causa raiz + Plano de ação e acompanhamento de indicadores de desempenho). Reuniões de resolução de problemas diárias com a equipe do próprio departamento e entre departamentos (não apenas Produção, mas também em outras áreas como Serviço ao Cliente, Logística, Qualidade. Na minha experiência, interessante notar como foi positivo a participação do departamento de Serviço ao Cliente, que é o input mais importante de problemas de toda a empresa, recebendo diretamente feedback dos clientes, e analisando as causas chega-se a tocar em questões de Logística, ou Qualidade, ou Processo, o que é analisado em conjunto com outros departamentos, com foco no Cliente).
  2. Uma vez que essas reuniões e práticas de resoluções de problemas se tornam algo comum (prática inicial do PDCA), comecei a introduzir o conceito de Kaizen e a prática dos Círculos Kaizen e programa de Sugestões (Kaizen Teian).

Em paralelo ao item 1, o Hoshin da empresa é definido no início, com toda a diretoria e CEO. Em 100% dos casos, relacionado ao assunto de "Turn Over", entra a redução do inventário.

Mas como a prática Kaizen já é algo comum de se fazer na empresa em frequência diária, semanal, mensal, trimestral, com o processo bem definido e follow-ups das gerências sendo parte deste processo Kaizen, vinculado ao Award System, o link entre as ações desdobradas nos A3s e as atividades Kaizen são complementares.

Neste contexto, a implementação do sistema puxado se torna um dos Kaizen sistêmicos e mantido devido ao processo Kaizen já bem estabelecido na empresa.

 

*Lando Nishida tem implementado sistemas puxados em vários países do mundo. Atualmente trabalha no Lean Institute da França. Foi gerente de projetos e instrutor do LIB.

Publicado em 27/06/2011

Planet Lean - The Lean Global Networdk Journal