Imagine ter que planejar o lançamento de um novo produto em vários países diferentes ou precisar vendê-lo para usuários com hábitos diferentes. A geração Y é muito diferente dos boomers, e é essencial saber quais canais cada uma dessas categorias de compradores utiliza para comprar produtos. Para entender os hábitos de John, que tem 25 anos e mora nos Estados Unidos, e os de Paolo, que tem 50 anos e mora na Itália, as empresas hoje precisam adotar uma abordagem estruturada de marketing que incorpore os princípios lean e aproveite totalmente o poder dos aplicativos digitais.
Ao investigar e coletar dados sobre tendências (desde os países com maiores porcentagens de compras feitas por smartphones até as formas como a Covid mudou os hábitos de compra), podemos tomar decisões melhores.
Esses dados podem vir de levantamentos ou pesquisas, mas muitas vezes esses métodos são lentos, e os resultados já estarão obsoletos na hora da venda (ainda mais durante a pandemia – pense em quantas coisas mudaram entre 2019 e hoje). O que fazer então? Recomendo adotar uma “abordagem mista” que combine algumas das seguintes ferramentas.
#1 – Consumer Barometer
O Consumer Barometer, do Google, é uma ferramenta online gratuita que mostra como as pessoas usam a Internet em 56 países ao redor do mundo. Ele ajuda a comparar hábitos de compra de produtos que vão desde alimentos até hotéis, shows e eletrodomésticos. Essas informações preciosas – combinadas com análises do seu site ou e-store, de tendências (que você pode realizar usando o Google Trends), de plataformas online semelhantes e dos dados que você pode levantar em suas lojas ou pontos de contato – irão moldar seu planejamento e sua estratégia de marketing.
#2 – Sites locais
É importante conhecer o que há de mais moderno no mundo do varejo; ler artigos e visitar sites focados nesse assunto é uma maneira segura de fazer isso. Você não pode pensar no desenvolvimento de uma estratégia de marketing sem uma compreensão clara de como os consumidores se comportam e como esse comportamento evolui.
Outra ferramenta poderosa que temos à nossa disposição aqui na Itália (embora eu tenha certeza de que sites semelhantes também existam em outros lugares) é o Osservatorio Immagino. Essa plataforma cruza as informações dos rótulos dos produtos (eles pesquisam cerca de 115.000 produtos todos os anos, analisando mais de 100 variáveis – de ingredientes a logotipos, de certificações a fatos nutricionais) com dados da Nielsen sobre as vendas de produtos que representam 82% dos volumes vendido em supermercados em toda a Itália em um ano. Ao fazer isso, esse site oferece uma nova forma de compreender o consumo, comparando as informações que as pessoas procuram e as decisões de compra que tomam.
#3 – Google Trends
Os dados disponíveis no Google Trends representam uma amostra imparcial de pesquisas do Google. Essa ferramenta nos permite medir o interesse por um determinado tópico ou tema a nível global e local e ver o que as pessoas fazem nas pesquisas relacionadas. O Google Trends é uma ótima maneira de entender no que as pessoas estão interessadas e o quanto são sensíveis a determinados produtos ou palavras-chave.
#4 – Google Market Finder
O GMF é outra ferramenta gratuita para quem deseja identificar novas oportunidades de mercado em potencial e entender como vender melhor produtos ou serviços para novos clientes. Os usuários podem inserir o site da empresa e ver rapidamente quais mercados são mais promissores para eles, com base na imensa quantidade de dados aos quais o Google tem acesso. Isso possibilita adaptar o seu modelo de negócio a mercados específicos, otimizando o seu investimento e dando um impulso extra à sua estratégia de marketing.
#5 – Answer The Public
Essa ferramenta de SEO é particularmente interessante, pois nos mostra – com base nas palavras-chave que digitamos – as perguntas que as pessoas fazem ao Google. Ela também oferece uma lista de palavras-chave relacionadas. É extremamente útil para nos ajudar a entender o contexto em que certas palavras-chave são pesquisadas em diferentes países.
#6 – Google Search Console e Google Analytics
As ferramentas que vimos até agora fornecem uma visão geral das tendências e oportunidades ou ameaças relacionadas ao seu produto ou serviço. Mas e quanto à nossa presença online? Com o Google Search Console, podemos monitorar o desempenho do site da nossa empresa e sua classificação. Com o Google Analytics, podemos entender em detalhes a atividade e jornada dos clientes (existentes ou potenciais) no nosso site.
Contar com essas ferramentas digitais garante que desperdicemos menos tempo e dinheiro no desenvolvimento e na execução da nossa estratégia de marketing – em uma palavra, eles a tornam “mais lean”. Acessar informações relevantes e entender como usá-las de maneira eficaz com base nas necessidades reais do cliente nos ajudará a explorar o potencial da nossa oferta de produtos.