MEIO AMBIENTE

Redução do impacto ambiental através das práticas lean

Este artigo tem como objetivo relatar os principais tópicos de uma pesquisa patrocinada pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA, Environmental Protection Agency) explorando a ligação entre a produção lean e melhoria de indicadores ambientais.

O sistema de gerenciamento ambiental está se tornando cada vez mais uma prioridade na gestão das empresas. Em diversas regiões do mundo, novas medidas com objetivos focados em altos níveis de indicadores ambientais estão sendo promovidas. Mas como atingi-las de maneira eficaz e sustentável?

Este artigo tem como objetivo relatar os principais tópicos de uma pesquisa patrocinada pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA, Environmental Protection Agency) explorando a ligação entre a produção lean e melhoria de indicadores ambientais.

O foco principal da produção lean é a eliminação sistemática dos desperdícios, ou seja, de tudo aquilo que não agrega valor às atividades no processo de produção. A pesquisa concluiu que a execução destes princípios e de seus métodos resulta também na melhoria dos indicadores ambientais, tais como porcentagem de geração de resíduos, consumo de energia etc.

Desperdícios que impactam no meio-ambiente

Mesmo que certas questões ambientais como a poluição tóxica, emissões de gases e contaminação de mananciais erroneamente não sejam freqüentemente identificados como desperdícios de manufatura, melhorias nestas áreas estão profundamente associadas com os tipos de desperdícios de manufatura, como são apresentados na tabela abaixo:

Tipos de desperdícios

Exemplos

Impacto ambiental

Retrabalho

Refugo, defeitos, produção para reposição, inspeção.

  • Matéria-prima consumida na fabricação de produtos defeituosos;
  • Componentes defeituosos requerem reciclagem ou eliminação;
  • Maior espaço requerido para retrabalho, aumentando consumo de energia em aquecimento, resfriamento e iluminação.

Espera

Fim do estoque, atrasos por processamento em lotes, parada de equipamentos, processos gargalos.

  • Potencial estrago de materiais ou danos em componentes causando desperdícios;
  • Desperdícios de energia por meio de aquecimento, resfriamento e iluminação durante a parada de máquinas

Superprodução

Fabricação de itens sem necessidade de produção.

  • Maior quantidade de matérias-primas consumidas para fabricar produtos sem necessidade
  • Produtos extras podem deteriorar ou tornarem obsoletos sujeitos à eliminação

Movimentação

Movimentação de homens sem necessidade, transportando estoque em processo.

  • Maior utilização de energia para transporte;
  • Emissões de gases por meio de transporte;
  • Maior espaço requerido para movimentação de estoques em processo, aumentando a demanda de consumo de energia para iluminação, aquecimento, resfriamento;
  • Maior quantidade requerida de embalagens para proteger componentes durante o transporte.

Estoque

Excesso de matéria-prima, estoque em processo ou produto acabado.

  • Maior quantidade requerida de embalagens para armazenar estoques em processo
  • Desperdícios por meio de deterioração ou danos em armazenar estoques em processo;
  • Maior quantidade de materiais para substituir os estoques em processo danificados;
  • Maior utilização de energia para aquecer, resfriar e iluminar área de estocagem. 

Processamento desnecessário

Excesso de etapas de processamento, ou que exigem tempo além do necessário para atender a necessidade do cliente.

  • Maior quantidade de matéria-prima consumida por unidade de produção;
  • Processamento desnecessário aumenta os desperdícios, uso de energia e emissões de gases.

Criatividade não utilizada

Perda de tempo, idéias, conhecimentos, melhorias e sugestões dos funcionários.

  • Poucas sugestões para oportunidade de diminuição dos desperdícios.
Fonte: EPA. Lean Manufacturing and the Environment. pág. 28.

Uma forte relação de causa-efeito é observada entre a eliminação dos desperdícios de manufatura e as oportunidades em redução do impacto ambiental.

Exemplo de casos de melhorias

Abaixo são descritos exemplos de algumas empresas mostrando os resultado dos benefícios trazidos pelo lean na área ambiental.

  • A planta Bridgestone/Firestone’s Aiken County da Carolina do Sul produz pneus para veículos de passeio e caminhões leves. Com implementação do lean desde 2000, conseguiu-se diminuir em 53% a geração de detritos sólidos e tóxicos, além de diminuir em 38% a quantidade de sucata.
  • A instalação de produção da Boeing Company localizada em Washington implementou o sistema lean reduzindo a movimentação mecânica, o downtime e o uso de produtos químicos em 12% por avião.
  • Aplicando o 3P, a Apollo Hardwoods, Pensilvânia, desenvolveu um processo e uma coleção inovadora de máquinas de porte adequando para produzir painéis de folha de madeira compensada para gabinetes, fato que necessita de um investimento significativamente menor em equipamentos e instalações, enquanto permite que a companhia utilize menos madeira e energia elétrica no processo todo.
  • A General Motors vem implementando os princípios e métodos da manufatura lean, o que sempre é acompanhado dos benefícios ao meio-ambiente. Por exemplo, o modelo Saturn recebe mais de 95% das suas peças em containeres reutilizáveis como resultado da implementação do sistema kanban para auxiliar o processo just-in-time. Este sistema eliminou o desperdício de toneladas de embalagens, além de reduzir o espaço físico, os custos e a energia necessária para gerenciar tais gastos. A qualidade “logo na primeira vez” foi melhorada e os kaizens operacionais de produção reduziram a utilização de solvente de tinta na pintura do Saturn em 270 toneladas em um ano.

Como os conceitos lean impactam positivamente no meio ambiente

Dos exemplos acima observa-se, que há uma conseqüência direta da aplicação de conceitos lean, tais como a criação de fluxo contínuo (one-piece flow) e os controles visuais nos processos envolvidos, que facilitam o gerenciamento de produtos químicos e do lixo gerado. Por exemplo, os resíduos tóxicos resultantes de processos que são enviados ao local de reciclagem, geralmente em kits, são então devolvidos em fluxo contínuo nas mesmas embalagens onde foram enviados, somente o necessário, em pequenos lotes. Como conseqüência, seu gerenciamento, além de reduzir a quantidade de material utilizado, reduz também o lixo gerado.

Com a queda no índice de refugos, decorrente da implementação lean, melhora-se a qualidade do produto e ao mesmo tempo, elimina-se o desperdício em emissões de gases devido aos retrabalhos em certos processos que os gerem. Similarmente, a diminuição de estoques e a mudança de layout para uma célula em fluxo reduzem o espaço físico requerido, logo a quantidade de água, materiais e energia utilizados para o aquecimento, resfriamento, iluminação e manutenção dos locais de trabalho, que se tornam  menores.

Para sustentar estas melhorias, o trabalho padronizado estabelece claramente os procedimentos para desempenhos apropriados das atividades de trabalho e o controle visual reforça estas práticas. Os eventos Kaizen envolvem os funcionários do chão de fábrica, identificando e eliminando desperdícios, promovendo a melhoria contínua. O 3P (Processo de Preparação da Produção) estimula a criatividade dos trabalhadores para desenvolver e inovar processos que melhorem a eficiência e a eficácia do sistema produtivo e que ao mesmo tempo, contribua para reduzir os impactos ambientais.

Recomendações

Para aqueles que estão na jornada lean e que se esforçam também nas melhorias ambientais, seguem abaixo algumas recomendações:

  • Mapeie o fluxo de valor para entender o sistema, identificando as oportunidades de melhorias ambientais.
  • Faça perguntas que poderiam levar a minimização de gastos (ex: O processo possui desperdícios? Se assim, quais são os poluentes? Materiais de baixa toxidade podem ser utilizados? Podem ser reduzidos ou eliminados?)
  • Desenvolva um plano de ação para aumentar a consciência nas empresas sobre as oportunidades de se conseguir mais melhorias ambientais durante a implementação lean.
  • Adapte e desenvolva ferramentas lean para aplicá-las a tópicos de desempenho ambiental;
  • Dissemine recursos, materiais, workshops e ferramentas aos profissionais da área ambiental para ajudá-los a entender as técnicas do lean thinking e seus benefícios.
  • Desenvolva um programa piloto para encorajar plantas que estão implementando lean para atingir mais reduções de desperdício e poluição, incorporando explicitamente considerações e ferramentas ambientais nas suas iniciativas lean.
  • Estimule parcerias com empresas e organizações que possuem atividades lean combinadas com melhorias ambientais.
  • Reconheça ações ambientais realizadas com sucesso.

O estabelecimento de metas de redução nos indicadores ambientais atingirão melhores resultados se vinculadas às metas da área produtiva. Os esforços para implementar os conceitos lean em diversos processos visando a melhoria sistêmica poderão beneficiar as empresas também na melhoria das condições do meio-ambiente.

Referência

Environmental Protection Agency, Lean Manufacturing and the Environment: Research on Advanced Manufacturing Systems and the Environment and Recommendations for Leveraging Better Environmental Performance, Outubro 2003. Disponível em: http://www.epa.gov/lean/leanreport.pdf

Publicado em 29/03/2006

Planet Lean - The Lean Global Networdk Journal