Com o objetivo de fazer avançar a aplicação do conhecimento lean pelas organizações de assistência à saúde no Brasil, o Lean Institute promoverá o segundo evento totalmente dedicado ao tema

Serão compartilhadas experiências em diferentes estágios de evolução no Brasil e nos EUA. Trata-se de uma oportunidade única para conhecer os elementos do sistema lean aplicados à saúde através de casos concretos.

O evento contará com a presença de importantes convidados internacionais: Kim Barnas e Helen Zak, do ThedaCare Center for Healthcare Value, organização dedicada à disseminação do lean nos sistemas de saúde nos EUA, que reúne os principais centros de excelência do país.

Casos brasileiros serão apresentados em detalhes, proporcionando amplo entendimento sobre desafios e oportunidades. Experiências e aprendizados serão compartilhados por lideranças diretamente envolvidas na transformação.

Destaques

Kim Barnas

Kim Barnas

Presidente do ThedaCare Center for Healthcare Value

thedacare

Além dos heróis – criando um sistema de gestão lean na saúde

Para sustentar melhorias e alinhar o trabalho do dia a dia com objetivos estratégicos, é necessário transformar os mecanismos de gestão. Isso requer estilo de liderança diferente e mudanças drásticas na maneira como se pensa e organiza o trabalho dos gestores. Aplicando princípios lean, o ThedaCare reestruturou completamente seu sistema de gestão, conectando de maneira eficaz diferentes níveis da organização. A nova dinâmica trouxe resultados sustentáveis de alto impacto e mudou drasticamente o rumo da transformação.

Carlos Frederico Pinto

Carlos Frederico Pinto

Diretor executivo do Instituto de Oncologia do Vale

IOV

Em busca do cuidado perfeito

O Instituto de Oncologia do Vale (IOV) representa a experiência mais consistente com lean na saúde no Brasil. Ao longo dos último 7 anos, um conjunto de iniciativas vêm revolucionado a maneira como se pensa e pratica o cuidado dos pacientes oncológicos. O IOV é reconhecido internacionalmente por sua excelência técnica e gerencial, resultado de um esforço permanente para desenvolver processos e pessoas. Os resultados são impressionantes: qualidade do cuidado, segurança do paciente, produtividade e custos melhoraram drasticamente.

Helen Zak

Helen Zak

Chief Development Officer do ThedaCare Center for Healthcare Value

thedacare

A evolução na Healthcare Value Network

A chave para melhorar a maneira como trabalhamos é o próprio trabalho. Entenda como hospitais nos EUA estão descobrindo o poder da troca de experiências para alavancar resultados. O aprendizado entre pares pode mudar a maneira como trabalhamos, pois permite que o conhecimento acumulado acelere e intensifique os esforços de mudança. Ferramentas e sistemáticas gerenciais apropriadas devem orientar as práticas e consolidar os aprendizados em organizações que estejam buscando alta performance.


Apresentações de Casos

aacd

Transformando o fluxo de valor do paciente cirúrgico

Com elevado volume de cirurgias ortopédicas de alta complexidade, a AACD focou seus esforços de transformação no fluxo de valor do paciente cirúrgico de maneira abrangente: do agendamento à alta. Uma série de desafios foram identificados, priorizados e endereçados. Importantes resultados foram alcançados na gestão de OPME, nos protocolos de alta e na gestão de filas.

Dr. Marcelo Ares

Dr. Marcelo Ares

Diretor Médico

Repensando o pronto-socorro da unidade Pompéia

O pronto-socorro adulto da unidade Pompéia da Rede de Hospitais São Camilo caracteriza-se por ser um setor de atendimento em urgência e emergência com alta demanda. O gerenciamento do fluxo de pacientes ao longo do seu tratamento através dos tempos é essencial para prevenção da superlotação, o que pode afetar a segurança e a qualidade do cuidado oferecido. O projeto lean trouxe resultados expressivamente melhores em relação ao tempo total de atendimento aos pacientes, incluindo a qualidade do atendimento, a satisfação dos pacientes e dos profissionais, a otimização de recursos e a redução de desperdícios.

Dra. Camila Prada

Dra. Camila Prada

Coordenadora médica do pronto-socorro da unidade Pompéia
Alex Sandro Araujo da Silva

Alex Sandro Araujo da Silva

Chefe de enfermagem do hospital São Camilo Pompéia
Rede Dor

Expandindo um modelo de gestão na Oncologia D’Or

A partir das experiências consolidadas por uma de suas organizações associadas, a Oncologia D’Or deu início a um promissor processo de expansão do novo modelo de gestão. Diante do desafio de transformar múltiplas localidades, criou-se uma associação em rede, que permitiu aos participantes compartilhar conhecimentos e aprendizados, alavancando resultados e diminuindo o tempo necessário para realizar mudanças de alto impacto.

Dr. Anderson Arantes Silvestrini

Thiago Damacena Pereira Soares

Gerente de gestão de pessoas
Edivaldo Bazilio dos Santos

Edivaldo Bazilio dos Santos

DIRETOR ASSISTENCIAL E QUALIDADE
Stela Maris Antunes Coelho

Stela Maris Antunes Coelho

Gerente do Lean Office do IOV
Dra. Evelin Araujo dos Santos Marotta

Dra. Evelin Araujo dos Santos Marotta

Site Manager Unid. Taubaté do IOV

A experiência do Hospital Bandeirantes / Hospital Leforte

Tendo iniciado a transformação há pouco tempo, o Hospital Bandeirantes / Hospital Leforte já conseguiu enxergar claramente os benefícios do lean. Os primeiros esforços de melhoria foram dedicados ao fluxo de valor do paciente cirúrgico, que desencadearam uma série de medidas que otimizaram tempos envolvidos com agendamento e autorizações e reduziram o número de cirurgias canceladas. Melhorias no fluxo de materiais e medicamentos trouxeram reduções de estoques e uma nova sistemática de abastecimento beira-leito.

Rodrigo Fernandes Teixeira Lopes

Rodrigo Fernandes Teixeira Lopes

DIRETOR EXECUTIVO
Eliana Aparecida A. de Oliveira

Eliana Aparecida A. de Oliveira

COORDENADORA DE PROJETOS

Conectando etapas do cuidado na terapia intensiva

Imed Group é especializado em prestação de serviços médicos na área de medicina intensiva, medicina de urgência e medicina hospitalar nos setores público e privado. Vem aplicando as técnicas e conceitos lean para desenvolver um novo modelo de assistência ao paciente crítico, buscando conectar as etapas críticas do cuidado intensivo.

Dr. Carlos Augusto Dias

Dr. Carlos Augusto Dias

Diretor Geral
Dr. Leonardo Brauer

Dr. Leonardo Brauer

Diretor de Qualidade

Consolidando práticas no hospital São Francisco

A rede de hospitais São Francisco iniciou a jornada lean no segundo trimestre de 2012, focando inicialmente em processos indiretos, como CME, farmácia e almoxarifados. Ao longo dos últimos 2 anos, expandiu as práticas lean para áreas mais complexas, como centro cirúrgico e pronto atendimento, com excelentes resultados e muito aprendizado. Um dos grandes desafios tem sido buscar equilíbrio entre padronização e necessidades específicas da assistência.

Dra. Sílvia Nunes Szente Fonseca

Dra. Sílvia Nunes Szente Fonseca

Gerente Médica
Roberto Chimionato

Roberto Chimionato

Gerente de Melhoria Contínua

Melhorando a experiência dos doadores de sangue

Caso inédito de aplicação dos conceitos lean na área de hemoterapia. Através de uma análise criteriosa do fluxo de valor, diversas mudanças permitiram otimizar o atendimento de doadores de sangue, a fim de reduzir o tempo de espera para realização da doação e consequente aumento na satisfação dos clientes.

Erica Merchan

Erica Merchan

Gerente da Qualidade



Programação

03/12/15

7h30 às 9h Credenciamento

9h
10h
Kim Barnas
parte 1

Além dos heróis – criando um sistema de gestão lean na saúde

Kim Barnas, ThedaCare Center for Healthcare Value


10h
10h30
Erica Merchan

Melhorando a experiência dos doadores de sangue

Erica Merchan, Biotec


10h30
11h
Dra. Camila Prada
Alex Sandro Araujo da Silva

Repensando o pronto-socorro da Unidade Pompéia

Dra. Camila Prada, Hospital São Camilo

Alex Sandro Araujo da Silva, Hospital São Camilo


11h
11h30
Dr. Carlos Augusto Dias
Dr. Leonardo Brauer

Conectando etapas do cuidado na terapia intensiva

Dr. Carlos Augusto Dias, Imed Group

Dr. Leonardo Brauer, Imed Group


11h30
12h
AACD

Transformando o Fluxo de Valor do Paciente Cirúrgico

Dr. Marcelo Ares, AACD

12h às 13h — Almoço

13h
13h30
Rodrigo Fernandes Teixeira Lopes
Eliana Aparecida Atademos de Oliveira

A experiência do Hospital Bandeirantes / Hospital Leforte

Rodrigo Fernandes Teixeira Lopes, Hospital Bandeirantes

Eliana Aparecida Atademos de Oliveira, Hospital Bandeirantes


13h30
14h15
Dra. Sílvia Nunes Szente Fonseca
Roberto Chimionato

Consolidando práticas no Hospital São Francisco

Dra. Sílvia Nunes Szente Fonseca, Hospital São Francisco

Roberto Chimionato, Hospital São Francisco


14h15
14h45
Carlos Frederico Pinto

Em busca do cuidado perfeito

Dr. Carlos Frederico Pinto, IOV


14h45
15h30
Thiago Damacena de Oliveira Pereira Soares
Edivaldo B. dos Santos
Stela Maris Antunes Coelho
Dra. Evelin Araujo dos Santos Marotta

Expandindo o modelo de gestão na Rede D’Or Oncologia

Thiago Damacena Pereira Soares, Rede D’Or Oncologia

Edivaldo B. dos Santos, Acreditar Oncologia e Hematologia

Stela Maris Antunes Coelho, IOV

Dra. Evelin Araujo dos Santos Marotta, IOV

15h30 às 16h — Coffee-break

16h
17h15
Kim Barnas
parte 2

Além dos heróis – construindo um sistema de gestão

Kim Barnas, ThedaCare Center for Healthcare Value


17h15
18h
Helen Zak

A evolução na Healthcare Value Network

Helen Zak, ThedaCare Center for Healthcare Value

18h — Encerramento

Programação

03/12/15

7h30 às 9h
Credenciamento
9h às 10h
Kim Barnas
10h às 10h30
Erica Merchan
10h30 às 11h
Dra. Camila Prada
11h às 11h30
Dr. Carlos Augusto Dias e Dr. Leonardo Brauer
11h30 às 12h
Dr. Marcelo Ares
12h às 13h
Almoço
13h às 13h30
Rodrigo Fernandes Teixeira Lopes e
Eliana Aparecida Atademos de Oliveira
13h30 às 14h15
Dra. Sílvia Nunes Szente Fonseca e
Roberto Chimionato
14h15 às 14h45
Dr. Carlos Frederico Pinto
14h45 às 15h30
Dr. Anderson A. Silvestrini,
Edivaldo B. dos Santos,
Stela Maris Antunes Coelho e
Dra. Evelin Araujo dos Santos Marotta
15h30 às 16h
Coffee-break
16h00 às 17h15
Kim Barnas
17h15 às 18h
Helen Zak
18h
Encerramento



Visita Orientada ao IOV
2 de dezembro de 2015 das 08h30 às 13h
São José dos Campos

 
IOV
 

O Instituto de Oncologia do Vale (IOV) representa a experiência mais consistente com lean na saúde no Brasil. Ao longo dos último 7 anos, um conjunto de iniciativas vêm revolucionado a maneira como se pensa e pratica o cuidado dos pacientes oncológicos. O IOV é reconhecido internacionalmente por sua excelência técnica e gerencial, resultado de um esforço permanente para desenvolver processos e pessoas. Os resultados são impressionantes: qualidade do cuidado, segurança do paciente, produtividade e custos melhoraram drasticamente.

Ao longo do dia, você terá a oportunidade de observar:
  • Como o IOV faz e desdobra seu plano estratégico.
  • A prática dos rounds diários, envolvendo diferentes áreas e níveis da organização.
  • O trabalho padronizado e seu vínculo direto com os esforços de melhoria.
  • As mudanças na estrutura organizacional que incorporaram os "gerentes de fluxo".
  • O papel da liderança e sua atuação frente aos esforços de melhoria.
  • Os benefícios e resultados que vêm transformado a vida de pacientes e colaboradores.

Workshop


Criando um Sistema de Gestão Lean com Kim Barnas
4 de dezembro de 2015 das 09h às 18h
Hotel WTC – Centro de Convenções

Sua organização está lutando para sustentar as melhorias alcançadas através da aplicação dos princípios lean? Você está encontrando dificuldades para implementar melhorias em bases diárias e alinhar o trabalho do dia a dia com os objetivos estratégicos?

Gerenciar uma organização lean requer um tipo diferente de liderança e uma mudança da “gestão por objetivos” para a “gestão por processos”. No ThedaCare, esse sistema de gestão, composto de ferramentas e mecanismos especificamente desenhados, é chamado de Sistema de Desempenho do Negócio.

Aplicando os princípios lean, esse sistema torna possível a gestão por processos, regulariza o fluxo de informações entre a linha de frente e os líderes seniores, promove o engajamento dos colaboradores nas melhorias e abre espaço para ensinar e desenvolver pessoas em bases diárias.

Durante esse workshop de 1 dia, você conhecerá as etapas fundamentais para desenvolver um sistema de gestão lean para a área da saúde e compreenderá em profundidade os principais elementos do Sistema de Desempenho do Negócio, desenvolvido pelo ThedaCare.

Ao final desse workshop, os participantes estarão aptos a:

  • Explicar o propósito por trás de cada um dos 10 elementos interconectados que compõem um sistema de gestão lean.
  • Descrever como cascatear informações de maneira efetiva por toda a organização.
  • Identificar como criar e sustentar um sistema de melhorias contínuas alinhado aos objetivos estratégicos.
  • Discutir como técnicas de coaching e mentoring podem ser usadas em bases diárias.
  • Construir trabalho padronizado para gestores e lideranças para que deem efetivo suporte aos esforços de melhoria.



Realização Patrocínio Apoio
Lean Institute Brasil Isoflex Healthcare


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