Venha conhecer como o lean está redefinindo o papel da TI nas organizações impactando diretamente os negócios

Mary Poppendieck
Spotify
Capgemini
Tom Poppendieck
Embraer
CI&T
Pat Reed
Dell
Camargo Corrêa
Magazine Luiza

Temas do evento - 28/Out/2015
Quarta-feira

Mary Poppendieck

Eficiência do fluxo total em sistemas intensivos de software

Mary Poppendieck

COAUTORA DO LIVRO “LEAN SOFTWARE DEVELOPMENT”

Este é um chamado para mudarmos a forma como pensamos sobre a engenharia de software e aprendermos a focar na eficiência do fluxo total como principal objetivo. Nas últimas duas décadas, ferramentas e técnicas aumentaram drasticamente a eficiência do fluxo ao projetar, desenvolver e fabricar sistemas intensivos de software. Os praticantes lean aprenderam que a eficiência do fluxo total resulta em melhor desempenho se comparada à eficiência de recursos isolados. Organizações que dominam essas abordagens percebem aumento na satisfação do cliente, diminuição no tempo de resposta ao mercado, fabricação do produto certo com a melhor qualidade, lançamentos confiáveis com produtividade e eficiência – tudo ao mesmo tempo!

*Haverá tradução simultânea no evento.



Pat Reed

TI e o pensamento lean: uma vantagem competitiva

Pat Reed

AGILE CONSULTANT E EX-DIRETORA DA WALT DISNEY COMPANY

Além das mudanças organizacionais em ritmo acelerado e do aumento de sua complexidade, continuam alarmantes as taxas de falhas nas iniciativas de grandes projetos de software em TI. É fundamental encontrar uma maneira de sair da mentalidade "fazer mais com menos" e construir um diferencial fazendo menos com mais valor, reduzir o custo para agregar valor e criar tempo e espaço para a inovação, assegurando a criação de uma vantagem competitiva verdadeiramente sustentável. Será abordado como grandes empresas americanas estão tratando o desafio de balancear a demanda com a capacidade, trazendo bilhões em resultados para os negócios.

*Haverá tradução simultânea no evento.



Magazine Luiza

Transformação lean: de TI Tradicional para TI Digital

Magazine Luiza é um dos maiores e mais inovadores grupos do varejo nacional. Por toda a organização, permeia o jeito de ser, pensar e agir dos fundadores: “Não somos seguidores. Somos pioneiros, somos inovadores”. Como uma aliada fundamental dessa jornada, a tecnologia é utilizada para aproximar pessoas e simplificar processos, auxiliando no atendimento aos clientes em mais de 700 lojas físicas, virtuais e online. Continuando nessa trajetória, a adoção do pensamento lean está ajudando a TI do Magazine Luiza a se transformar de um modelo de “TI Tradicional” para um modelo mais ágil, eficiente e inovador, uma “TI Digital”.

Dell

Integração total é o caminho

Raoni Bandeira

IT Site Manager - Latam MFG Operations

A DELL é uma empresa de tecnologia e serviços que atende clientes em 180 países, para os quais foram entregues 47,3 Milhões de computadores em 2014. É a maior startup do mundo, modelando continuamente o setor, estabelecendo novos patamares e sendo pioneira em desenvolvimentos essenciais nos segmentos de computação doméstica, de pequenas empresas e corporativa. Para continuar respondendo às recentes dinâmicas de mercado, foi fundamental a TI da DELL enfrentar seus desafios internos de inconsistências tecnológicas e de processos empregados em cada uma das unidades globais que geravam uma malha de sistemas altamente complexa e fragmentada, limitando a adoção de novos modelos de negócio. A solução veio através de uma transformação lean de simplificação e racionalização da TI totalmente integrada ao processo de manufatura. Houve uma economia de mais de US$100 Milhões em custos de suporte à sistemas e melhoria de 50% no downtime das fábricas.

Capgemini

Geração de valor com equipes distribuídas

Matteo Barbazza

VP Global Lean IT

Christian Gut

Gerente sênior de projetos

Com 180 mil profissionais em mais de 40 países, a Capgemini é um dos principais provedores globais de serviços de consultoria, tecnologia e terceirização. No Grupo, o lean está gerando mudanças profundas, permitindo entregas mais simplificadas e melhorando continuamente os resultados. Internamente, foi desenvolvida a rede “Comunidade Lean dos Agentes de Mudança”, com mais de 300 pessoas. Após 5 anos, as Capgemini Lean Foundations (CLF) são utilizadas por mais de 15.000 colaboradores da Capgemini para fornecer mais valor para os clientes em uma base diária. A jornada lean da Capgemini gerou a necessidade de se enfrentar e superar alguns desafios, possibilitando a sustentação de comportamentos lean em todo o Grupo: Como evitar o uso do lean como apenas “mais uma atividade” além da rotina? Como evitar que as pessoas queiram reinventar a roda e construir a melhoria contínua dos padrões? Como lidar com equipes distribuídas e permitir geração de valor de ponta-a-ponta em todas as geografias, fusos horários e culturas?

Spotify

Liderança em uma empresa grande, porém ágil

Henrique Imbertti Jr

AGILE COACH - SPOTIFY

O Spotify vem crescendo bastante e, para que a empresa funcione da forma mais efetiva possível, experimentos contínuos são realizados. Como é a liderança em uma empresa grande e ágil? Como um líder pode apoiar a autonomia e o alinhamento? Como diferentes formas de liderança - formal, informal, em produto, na tecnologia e na organização - interagem e se sobrepõem para criar equipes de sucesso? As respostas para essas perguntas foram naturalmente tratadas através de um modelo de pensamento robusto, mantendo a organização em contínua expansão, sempre flexível e ágil, respondendo às mudanças no mercado e trazendo resultados consistentes.

Embraer

Uma jornada rumo à excelência

Alexandre Baulé

VP INFORMATION SYSTEMS - EMBRAER

Nesta sessão, será compartilhada a história da Embraer, que iniciou sua jornada lean há sete anos, sendo que a área de TI a aderiu mais fortemente após dois anos. Melhorias foram obtidas com resultados significativos por meio da implementação dos conceitos e ferramentas lean, simples e poderosos. Iniciou com a realização de clínicas da qualidade seguidas de técnicas de solução de problemas, processo kaizen estruturado, 5S digital, hoshin, hansei, entre outras práticas. Uma jornada sem fim em direção à excelência, acima de tudo uma mudança cultural, existindo a compreensão durante o processo de que lean não é outra coisa a ser feita, mas o jeito certo de fazer as coisas.

CI&T

Desenvolvendo pessoas antes de desenvolver software

César Gon

Fundador e CEO – CI&T

CI&T é uma multinacional brasileira de TI, com sede em Campinas e escritórios em locais estratégicos da América Latina, América do Norte, Europa e Ásia. É uma empresa multicultural com mais de dois mil talentos, especializada em software e sistemas para transformação digital de negócios. Utiliza metodologias ágeis fundamentadas nos princípios lean em 100% de seus projetos, o que garante interações em todo o ciclo de desenvolvimento, velocidade de entrega e garantia de alinhamento com os objetivos do negócio. Tem o desenvolvimento de pessoas como um de seus grandes diferencias. Foi eleita uma das Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil (GPTW) por oito vezes consecutivas, feito conseguido somente por 10 empresas, sendo a CI&T a única de TI. Na palestra, será apresentado como a CI&T alcança sucesso em sua jornada lean ao criar um ambiente baseado em meritocracia e agilidade, conciliando maestria técnica e liderança empreendedora.

Camargo Corrêa

Gestão da demanda: um futuro de valor

Ricardo Gomes de Castro

Diretor de TI e Consultoria - CSC, Grupo Camargo Corrêa

Os Centros de Serviços Compartilhados (CSC) têm sido adotados como uma solução para o aumento da sinergia e ganhos em alta escala nos processos administrativos de grandes organizações. A integração com as várias frentes de negócio é altamente dependente de TI. Essa tecnologia necessita operar com excelência para que os resultados sejam concretizados. Nesta apresentação, a Camargo Corrêa, através do seu CSC, mostra como a TI está evoluindo na gestão da demanda das áreas administrativas e otimizando seus recursos, focando no que gera mais valor para os clientes e aumentando a estabilidade e a confiabilidade das operações. A jornada lean no CSC da Camargo Corrêa faz parte da estratégia de maximização do desempenho e resultado do negócio.

Lean Institute Brasil

O Modelo de Transformação Lean em TI

Christopher G. Thompson

GERENTE DE PROJETOS – LEAN INSTITUTE BRASIL

Iniciar bem a jornada é fundamental para atingir resultados rapidamente e para gerar uma base sólida a fim de estruturar os próximos passos da transformação. Ao longo dos últimos anos, geramos um modelo de transformação lean que consolida as experiências e práticas comprovadas, permitindo uma visualização clara dos desafios a serem vencidos. Partindo de uma abordagem situacional em busca de uma TI completamente integrada, devemos considerar os seguintes elementos da jornada lean: propósito orientado a partir das necessidades do negócio, melhoria no processo, desenvolvimento de capacidades, sistema de gestão com uma liderança responsável e pensamento básico que suporta e direciona a transformação.

3M

Pirâmide Lean: o equilíbrio entre práticas lean e ágeis

Samuel Crescêncio

FUNDADOR – LEAN IT 101

A Pirâmide Lean é um modelo de engenharia de software que orienta sobre o correto equilíbrio quanto à aplicação das práticas lean e ágeis por toda a organização. Por meio de uma base sólida que responde a mudanças, proporciona a entrega de valor e fomenta a agilidade. Serão apresentados os valores, os princípios e as práticas que devem ser aplicados para se transformarem em uma equipe de alto desempenho que compartilha da mesma visão. Isso resultará em um negócio competitivo e bem-sucedido.

Mesa Redonda

Tom Poppendieck   COAUTOR DO LIVRO “LEAN SOFTWARE DEVELOPMENT”

Mary Poppendieck   COAUTORA DO LIVRO “LEAN SOFTWARE DEVELOPMENT”

Pat Reed   AGILE CONSULTANT E EX-DIRETORA DA WALT DISNEY COMPANY

Programação

 
 8h às 9h
Credenciamento
Lean Global Network
 9h às 9h10
Abertura

José Roberto Ferro, Presidente do Lean Institute Brasil e VP Lean Global Network

 9h10 às 10h10
TI e o pensamento lean: uma vantagem competitiva

Pat Reed, Agile consultant e ex-diretora da Walt Disney Company

Embraer
 10h10 às 10h45
Uma jornada rumo à excelência

Alexandre Baulé, VP Information Systems - Embraer

Grupo Camargo Corrêa
 10h45 às 11h20
Gestão da demanda: um futuro de valor

Ricardo Gomes de Castro, Diretor de TI e Consultoria - Grupo Camargo Corrêa

Lean Institute Brasil
 11h20 às 11h45
O Modelo de Transformação Lean em TI

Christopher G. Thompson, Gerente de Projetos - Lean Institute Brasil

 
 11h45 às 13h
Almoço
 13h às 14h
Eficiência do fluxo total em sistemas intensivos de software

Mary Poppendieck, Coautora do livro “Lean Software Development”

Dell
 14h às 14h35
Integração total é o caminho

Raoni Bandeira, IT Site Manager - LatAm MFG Operations - Dell

Magazine Luiza
 14h35 às 15h10
Transformação lean: de TI Tradicional para TI Digital

Marcelo Koji, CIO - Magazine Luiza

Capgemini
 15h10 às 15h45
Geração de valor com equipes distribuídas

Matteo Barbazza, VP Global Lean IT - Capgemini

Christian Gut, Gerente Sênior de Projetos - Capgemini

 
 15h45 às 16h05
Coffee break
Lean IT 101
 16h05 às 16h30
Pirâmide Lean: o equilíbrio entre práticas lean e ágeis

Samuel Crescêncio, Fundador da Lean IT 101

Spotify
 16h30 às 17h05
Liderança em uma empresa grande, porém ágil

Henrique Imbertti Jr, Agile Coach - Spotify

CI&T
 17h05 às 17h40
Desenvolvendo pessoas antes de desenvolver software

César Gon, Fundador e CEO – CI&T

 
 17h40 às 18h25
Mesa Redonda

Mary Poppendieck, Coautora do livro “Lean Software Development”

Tom Poppendieck, Coautor do livro “Lean Software Development”

Pat Reed, Agile consultant e ex-diretora da Walt Disney Company

 
 18h25 às 18h30
Encerramento

Interação do público com os palestrantes!

Baixe o aplicativo "sli.do" gratuitamente no seu celular (Google Play ou Apple Store) e faça as perguntas diretamente aos palestrantes durante o evento.

Esta será a forma democrática de realização das perguntas ao final de cada sessão e inclusive durante a Mesa Redonda.


Curso com Mary Poppendieck
"Eficiência do fluxo em sistemas de software intensivos" – 27/Out/2015
Terça-feira - 8h30 às 17h30

Mary Poppendieck

COAUTORA DO LIVRO “LEAN SOFTWARE DEVELOPMENT”

As organizações eficientes em seu fluxo de desenvolvimento de software percebem aumento na satisfação do cliente, diminuição no tempo de resposta ao mercado, fabricação do produto certo com a melhor qualidade, lançamentos confiáveis com produtividade e eficiência – tudo ao mesmo tempo! Se esses são os benefícios, por que você não está acelerando o desenvolvimento do seu fluxo de criação e entrega de software?

Você entenderá também: como o "atrito" nos sistemas digitais podem impactar a jornada do cliente, métricas para funis e serviços, alta confiabilidade em código complexo, times e ferramentas para sistemas de baixo "atrito", etc.

Este curso começará analisando a forma como o software é desenvolvido hoje em sua organização e, então, cobrirá os pontos de mudança mais importantes, que o ajudarão a sair de onde está hoje para chegar aonde precisa estar a fim de sobreviver no futuro.

Atenção: Não haverá tradução simultânea para este curso.

Curso com Pat Reed
"TI e o pensamento lean: uma vantagem competitiva" – 29/Out/2015
Quinta-feira - 8h30 às 17h30

Pat Reed

AGILE CONSULTANT E EX-DIRETORA DA WALT DISNEY COMPANY

Além das mudanças organizacionais em ritmo acelerado e do aumento de sua complexidade, continuam alarmantes as taxas de falhas nas iniciativas de grandes projetos de software em TI. É fundamental encontrar uma maneira de sair da mentalidade "fazer mais com menos" e construir um diferencial fazendo menos com mais valor, reduzir o custo para agregar valor e criar tempo e espaço para a inovação, assegurando a criação de uma vantagem competitiva verdadeiramente sustentável.

A Intel será usada como um estudo de caso, você aprenderá como ela abordou o desafio de balancear a demanda com a capacidade e criou um modelo para melhorar radicalmente a criação de valor da TI com o negócio, resultando em mais de US$ 5 bilhões em cinco anos.

Este curso vai apresentar um modelo prático e começará rompendo alguns paradigmas e métodos de trabalho e de pensar ultrapassados: de "quanto mais, melhor" para "menos é melhor", de "fazer mais com menos" para "fazer menos e conseguir mais" e de "aumentar a produção" para "diminuir a saída e aumentar os resultados".

Neste dia, altamente interativo, serão introduzidas algumas ferramentas práticas para criar uma abordagem direcionada por inovação de valor de ponta a ponta no fluxo de entrega de software, bem como conceitos de “direcionadores de valor”, uma técnica para esclarecer as prioridades da empresa, maneiras de eliminar os desperdícios na fonte e fornecer uma clara linha de visão para permitir que todos na área de TI entendam como eles criam valor. Em seguida, será experimentado com uma compreensão mais profunda de como aplicar esses conceitos para sua organização, desenvolver um modelo de valor do negócio, detalhar um ou dois dos “direcionadores de valor” e desenvolver histórias de valor e estratégias estimadas em pontos de valor.

Este curso irá fornecer conceitos fundamentais e ferramentas práticas de aplicação imediata na organização da TI: como medir e gerenciar um fluxo ideal de valor e como tomar decisões no nível de projeto e programa com base em valor. Será explorado também a forma de eliminar fontes de desperdício em TI e desenvolvimento de software, reduzindo o custo de criação de valor.

Benefícios:

Entendimento de um estudo de caso e as vantagens de criar um modelo de gestão de valor em TI focado na otimização de valor para o cliente e eliminação de desperdício de TI e dívida técnica.

Conhecimento dos fundamentos das práticas de gestão que são críticas para alinhamento da organização em torno de um foco compartilhado em valor e estabelecimento das bases para a criação de uma cultura de valor.

Técnicas práticas para alinhamento e clara linha de visão sobre o modo como todos na organização de TI podem entregar valor de forma ideal.

Compreender o modelo mental e práticas que são essenciais para uma eficaz inovação de valor.

Compreender e explorar maneiras de introduzir modelagem de valor, engenharia de valor e gestão de valor em sua organização de TI.

Atenção: Não haverá tradução simultânea para este curso.


Realização:

Co-organização:


Patrocínio institucional:

Patrocínio ouro:

Patrocínio bronze:

Patrocínio bronze:


Próximos eventos