Fórum Lean Nordeste 2011


III Fórum Lean Nordeste

Objetivos

O III Fórum Lean Nordeste dá sequência a uma série de fóruns que o Lean Institute Brasil promove em diversas regiões do Brasil. Nestes eventos, enfatizamos as peculiaridades das organizações de setores econômicos regionais, trazendo a aplicação do lean como alternativa à melhoria de seus desafios específicos.

Nesta edição, os principais objetivos são:
• Prover conhecimento sobre a Gestão Lean;
• Promover o compartilhamento de experiências entre as empresas praticantes da região Nordeste.

Há quatro anos, realizamos o II Fórum Nordeste em Fortaleza com apresentações da Alcoa, Mecesa, Saint-Gobain, entre outras. Neste III Fórum, teremos apresentações de novas empresas da região, além de temas relevantes que permitirão às empresas avançarem na aplicação do lean.

Tanto as empresas locais, muitas delas com mão de obra intensiva, como as multinacionais instaladas na região têm buscado cada vez mais o conhecimento lean para incorporá-lo na gestão de seus negócios. As sessões temáticas apresentarão conceitos lean — que permitirão avançar na manufatura, logística, em processos administrativos de suporte e empresas de serviços — e como avançar no modelo de Gestão Lean.

Os casos de implementação apresentam avanços nos setores de construção civil, metalúrgico, serviços e de processo contínuo. Empresas em estágios de implementação diferentes, que variam de um a dez anos, apresentarão os resultados atingidos em cada estágio e as dificuldades superadas na jornada lean.

Programação Completa

Pré-fórum 24 de outubro - (8h30 – 17h30)    

Curso de Logística Lean para inbound e abastecimento interno
Fórum 25 de outubro - (8h30 – 17h30)    
Credenciamento (07h30 às 08h30)
Plenária de Abertura (08h30 às 10h)
O que é a gestão lean?
Alexandre Cardoso (Lean Institute Brasil)

Lean aplicado à gestão do negócio – ABS “Alcoa Business System”
Mazil C. de Sá Leitão (Alcoa)
 
Coffee-break (10h às 10h30)
Sessões Paralelas (10h30 às 16h)
A  Manufatura e
 Logística
  • Lean Way Consulting
  • Marisol
  • OCS
B  Gerenciamento A3
 e "Hoshin"
  • Lean Institute Brasil
  • Fibrasa
  • Saint-Gobain
  • Alcoa
C  Administração
 e Serviços
  • Lean Institute Brasil
  • Beach Park
  • CRolim
 
Almoço (12h30 às 14h)
Coffee-break (16h às 16h30)
Plenária de Encerramento (16h30 às 17h30)
Painel de debates: “O papel da liderança na gestão lean”
- OCS
- CRolim
- Saint-Gobain
- Marisol
- Beach Park

Moderador:Alexandre Cardoso

 
Próximos passos e desafios do Nordeste na jornada lean
Gil Brasil (Lean Institute Brasil)

Pós-fórum 26 de outubro - (8h30 – 15h)    

Visita a Saint-Gobain – Igarassú



Programação Detalhada
Credenciamento (07h30 às 08h30)
Plenária de Abertura (08h30 às 10h)
Logo LIB O que é a gestão lean?

Como gerenciar o negócio na perspectiva lean? Como alinhar todas as iniciativas da empresa em direção ao Norte Verdadeiro? Como desenvolver a liderança na empresa? Como gerir a empresa tendo o lean como uma cultura que desenvolve líderes por meio de novos comportamentos e atitudes? Essas questões serão abordadas na palestra, bem como o entendimento do lean como modelo de Gestão.
Alexandre Cardoso Alexandre Cardoso
Diretor

Especialista em "Lean Thinking" com mais de 15 anos de vivência prática, gerencia projetos de implementação dos conceitos em grandes empresas dos setores de Alimentos, Químico, Automotivo, Metalúrgico, Consumo e de Serviços. Desenvolve materiais e ministra treinamentos relacionados ao lean nas áreas de operação, logística e vendas para empresários e gestores. Engenheiro Eletricista pela FESP, Mestre em Gestão da Produção pela Escola Politécnica da USP e com especialização em "Lean Leadership" pela Universidade de Kentucky EUA.
 
Logo Alcoa Evolução da transformação lean na Alcoa
“Lean aplicado à gestão do negócio”

Líder mundial na produção de alumínio, foi uma das empresas pioneiras no Brasil fora do setor automotivo a seguir a transformação lean ainda no final da década de 80. O ABS da Alcoa é um sistema de negócios que vai além das operações, envolve o negócio como um todo. Nesta plenária será apresentado como os conceitos lean são aplicados de forma sistemática buscando a melhoria contínua.
Mazil Leitão Mazil C. de Sá Leitão
Coordenador de ABS

Graduado em Administração com habilitação em Análise de Sistemas pela FG-Guararapes. Trabalhou na Motogear como Técnico Industrial e hoje atua na Alcoa como Coordenador do "Alcoa Business System". Possui conhecimentos em Gestão de Pessoas, Logística, TPM e Manufatura Enxuta.
 
Sessões Paralelas (10h30 às 16h)
A
Manufatura e Logística
Logo Lean Way Conectando a manufatura e a logística

A conexão entre a manufatura e a logistica promove ganhos de produtividade excepcionais, será apresentado como aplicar os conceitos lean de forma a prover a máxima eficiência das áreas com melhoria no desempenho da empresa como um todo.
Paulo Ghinato Paulo Ghinato
Diretor Geral

Um especialista em "Lean System", que ao longo de seus 17 anos de profundo envolvimento com o tema (4 dos quais passados no Japão), reuniu outros qualificados profissionais em torno da ideia de construir uma empresa de consultoria em gestão de operações, especializada no apoio à implementação do "Lean System".
Logo Marison Criando ritmo entre a logística e a produção

Uma das maiores empresas de confecção do Brasil, há alguns anos, aplica os conceitos lean por meio de "kaizen". Apresentará como estabeleceu o sincronismo na logística entre duas plantas localizadas em pontos extremos do Brasil e como criou ritmo na logística interna para abastecer a produção — além de iniciativas como células de trabalho e "andon".
Rivelino Sandri Bráulio Siqueira
Rivelino Sandri Rivelino Sandri
Gerente de Manufatura

Graduado em Economia (Furb, Blumenau SC – 1996), pós-graduado em Tecnologia Têxtil (Ferj / Fei, Jaraguá do Sul SC – 1998), MBA em Gestão Empresarial (FGV, Fortaleza-CE – 2010). Trabalha há 21 anos na Marisol, exercendo diversos cargos operacionais e de liderança, ocupando diversas gerências desde 2000 e há um ano respondendo por todas atividades de manufatura da Unidade Produtiva do Ceará.
Logo OCS Aumentando a produtividade na empresa

Empresa de mineração que produz agregados e blocos para a construção civil no Nordeste. Aplicou os conceitos lean de fluxo contínuo e "jidoka" na produção, conseguindo resultados significativos quanto à produtividade e volume de produção. Esta sessão mostrará como o envolvimento de todos, desde a direção até os operadores, foi fator-chave para mudança da cultura da empresa.
Cristiano Barros Siqueira Cristiano Barros Siqueira
Diretor Operacional

Possui 21 anos de experiência como empresário da construção civil, esteve como Diretor Administrativo – Comercial da Nordmix e Superintendente da Apodi. Cursa Administração na FA7; realizou Curso de extensão da Gestão Lean em Osaka – Japão.
B
Gerenciamento A3 e "Hoshin"
Logo LIB Usando o A3 para o desdobramento da estratégia

Como desdobrar a estratégia da empresa até os colaboradores, alinhando todas as atividades em uma única direção usando o método A3? Será apresentado como montar o A3 da estratégia da empresa e os A3 filhos que suportam a conquista dos resultados definidos pela alta administração.
Alexandre Cardoso Alexandre Cardoso
Diretor

Especialista em "Lean Thinking" com mais de 15 anos de vivência prática, gerencia projetos de implementação dos conceitos em grandes empresas dos setores de Alimentos, Químico, Automotivo, Metalúrgico, Consumo e de Serviços. Desenvolve materiais e ministra treinamentos relacionados ao lean nas áreas de operação, logística e vendas para empresários e gestores. Engenheiro Eletricista pela FESP, Mestre em Gestão da Produção pela Escola Politécnica da USP e com especialização em "Lean Leadership" pela Universidade de Kentucky EUA.
Logo Fibrasa Alinhando estratégia e operação por meio do A3

Uma das maiores fabricantes de embalagens do Brasil. Iniciou a jornada lean há pouco mais de um ano, mas atingiu resultados impressionantes em pouco tempo. Tais resultados só foram possíveis com o envolvimento de todos em uma mesma direção exposta por meio do relatório A3. Utilizado como método de comunicação e de solução de problemas, esta ferramenta permite o consenso na implementação de melhorias.
Marcelo Fonseca Marcelo Fonseca
Superintendente de Operações

Doze anos de aplicação da Filosofia Lean em indústrias nacionais e multinacionais nas áreas de Operações, Engenharia Industrial (América Latina), Planejamento/Controle de Produção (PCP) e "Supply Chain" (incluindo Logística). Diretor de Operações do grupo Fibrasa, um dos maiores do ramo de embalagens rígidas no mercado brasileiro, trabalhou como "Plant Manager" no grupo J. Macêdo. Como Gerente de Operações na Mars Brasil, foi responsável por desenvolver e consolidar o sistema enxuto de negócios ("Lean Thinking") nas 4 unidades da Mars América Latina.
Logo Saint-Gobain Utilizando o A3 para disseminar o lean na organização

O Grupo Saint-Gobain adotou o lean como estratégia global a partir das iniciativas realizadas no Brasil. A planta de Abrasivos em Igarassú é uma referência na aplicação dos conceitos e ferramentas lean. O relatório A3 é utilizado de forma intensiva para todos os projetos de melhoria, desde o mais simples ao mais complexo. Nesta sessão, será apresentado como são conduzidas as melhorias na planta com a utilização deste método.
Sérgio Andrade de Melo Sérgio Andrade de Melo
Gerente de Operações da Fábrica de Lixas em Igarassú-PE

Graduado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco, pós-graduado em Sistemas de Gestão Ambiental pela Instituto Federal de Pernambuco, com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalha há 18 anos na Saint-Gobain Abrasivos, vivenciando experiências na área de sistemas de gestão da qualidade e do meio ambiente, suporte técnico à fabricação, pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos.
Logo Alcoa Usando o A3 para o desdobramento da estratégia ("Hoshin")

Líder mundial na produção de alumínio, foi uma das empresas pioneiras no Brasil fora do setor automotivo a seguir a transformação lean ainda no final da década de 80. A empresa melhorou drasticamente o seu desempenho operacional nas fábricas e nos processos administrativos. Esta sessão apresentará como o desdobramento da estratégia da empresa é realizado por meio do A3.
Mazil Leitão Mazil C. de Sá Leitão
Coordenador de ABS

Graduado em Administração com habilitação em Análise de Sistemas pela FG-Guararapes. Trabalhou na Motogear como Técnico Industrial e hoje atua na Alcoa como Coordenador do "Alcoa Business System". Possui conhecimentos em Gestão de Pessoas, Logística, TPM e Manufatura Enxuta.
C
Administração e Serviços
Logo LIB Lean em administração e serviços

Como aplicar o lean em processos administrativos e em serviços? O ambiente administrativo e de serviços exige uma adaptação dos conceitos lean visando, à eliminação de desperdícios e sobrecarga das pessoas e processos. A aplicação dos conceitos de forma integrada permite resultados superiores para as empresas.
Gil Brasil Gil Brasil
Coordenador Regional Nordeste

Engenheiro Mecânico e Engenheiro de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal do Ceará. Recebeu treinamento no "Executive Program on Corporate Management for Brazil", na AOTS, em Yokohama, no Japão. Trabalhou mais de 30 anos no Grupo J Macedo, onde ocupou o cargo de Gerente Geral na CEMEC Transformadores. Atuou como Diretor da Federação das Indústrias e Presidente do Sindicato das Indústrias do setor elétrico e metal-mecânico do Ceará. Foi Professor de Engenharia de Segurança do Trabalho da Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Vasta experiência de implementação do sistema lean, tendo atuado em várias empresas no Brasil no ramo de distribuição de GLP, linha branca, metalurgia, confecções, alimentícia e serviços. Tem realizado palestras para divulgação dos conceitos lean em Universidades e Escolas Técnicas. Instrutor de “Mapeamento de Fluxo de Valor”, “Sistema Puxado Nivelado” e “Trabalho padronizado”.
Logo Beach Park Aplicando lean em serviços que trazem felicidade

O Beach Park é reconhecido como um dos maiores parques aquáticos do Brasil, repleto de atrações e diversão. Visando melhorar o atendimento ao cliente, foram aplicados em suas operações os conceitos lean de fluxo contínuo e supermercado, permitindo maior agilidade no atendimento e aumento de produtividade. A gestão à vista dos processos por meio de indicadores e do trabalho em equipe são os pontos-chave na implementação.
Paulo Menezes Paulo Menezes
Diretor de Projetos

Graduado em Administração de Empresas, pós-graduado em Tecnologia da Informação, MBA em Gestão Empresarial. Trabalha há 12 anos no Beach Park, atualmente responde pelas áreas de Obras, Tecnologia, Compras/Suprimentos, Segurança Alimentar e produção de alimentos. Durante os últimos 5 anos coordenou o modelo de gestão da empresa.
Logo Rolim Envolvendo toda a organização na transformação

A Construtora C. Rolim atua tanto em obras industriais como residenciais na cidade de Fortaleza/CE. Em busca da evolução contínua de seus processos e do atendimento às necessidades de seus clientes, a C. Rolim Engenharia adotou a filosofia lean como um referencial para a gestão de sua produção. O envolvimento de todos no projeto, desde a alta administração até o servente, criou uma cultura na busca por melhorias com resultados significativos de produtividade e entrega.
Marcos Novaes Marcos Novaes
Diretor Técnico

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1992), especialização em Engenharia de Produção (2006) pelo Instituto CENTEC e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba (2008), com dissertação sobre o tema Construção Enxuta ("Lean Construction"). Professor da pós-graduação de Gestão de Obras de Engenharia da Unifor (Universidade de Fortaleza) e Presidente da Coopercon-Ce (Cooperativa da Construção Civil do CE). Responsável pelo planejamento, coordenação e controle das obras da C.Rolim Engenharia. Coordena, desde 2004, a aplicação do conceitos do Sistema Toyota de Produção (STP) na construção civil com adoção do sistema gerencial da empresa baseado da filosofia "Lean Construction" com obtenção de significativos resultados na satisfação dos clientes, redução de desperdícios e de estoques.
 
Plenária de Encerramento (16h às 17h30)
Painel de debate: “O papel da liderança na Gestão Lean”
Painel com Diretores e Presidentes de empresas que aplicam os conceitos lean, que terá como foco um debate sobre qual é o papel de cada um na transformação lean.
 
 
Logo LIB Próximos passos e desafios do Nordeste na jornada lean
Serão apresentadas alternativas e caminhos tanto para as empresas que estão iniciando a jornada lean quanto aquelas que estão buscando a sustentação
 
Gil Brasil Gil Brasil
Coordenador Regional Nordeste

Engenheiro Mecânico e Engenheiro de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal do Ceará. Recebeu treinamento no "Executive Program on Corporate Management for Brazil", na AOTS, em Yokohama, no Japão. Trabalhou mais de 30 anos no Grupo J Macedo, onde ocupou o cargo de Gerente Geral na CEMEC Transformadores. Atuou como Diretor da Federação das Indústrias e Presidente do Sindicato das Indústrias do setor elétrico e metal-mecânico do Ceará. Foi Professor de Engenharia de Segurança do Trabalho da Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Vasta experiência de implementação do sistema lean, tendo atuado em várias empresas no Brasil no ramo de distribuição de GLP, linha branca, metalurgia, confecções, alimentícia e serviços. Tem realizado palestras para divulgação dos conceitos lean em Universidades e Escolas Técnicas. Instrutor de “Mapeamento de Fluxo de Valor”, “Sistema Puxado Nivelado” e “Trabalho padronizado”.
 
 


Curso de Logística Lean para "Inbound" e Abastecimento Interno - Opcional


Dia 24 de outubro de 2011 (Segunda-Feira) das 08h30 às 17h30
Apresenta os conceitos de logística lean, como dimensionar o "inbound" a partir da perspectiva lean ("milkrun") e como estabelecer um sistema de abastecimento interno lean composto por rotas de abastecimento sincronizadas e com entregas frequentes e na quantidade certa para as áreas produtivas.

* Inscrições exclusivas para participantes do Fórum.



Visita orientada a Saint-Gobain - Opcional


Dia 26 de outubro de 2011 (Quarta-Feira) das 08h30 às 15h
A visita será realizada na Planta de Abrasivos da Saint-Gobain, localizada Rod BR, 101 - Cruz de Rebouças - Igarassú-PE
Saint-Gobain: Empresa fabricante de abrasivos, líder de mercado, trabalha em ambiente misto com produtos sob encomenda e para estoque. Uma das primeiras unidades dentro do grupo a implementar os conceitos lean, implementou sistemas puxados mistos, troca rápida de ferramentas, trabalho padrão e gestão visual, obteve resultados importantes para o negócio.

* Inscrições exclusivas para participantes do Fórum.



Quem deve participar

Diretores, gerentes e supervisores provenientes de:

  • Manufatura, Compras, Logística, "Supply Chain", Qualidade, Coordenação Lean e Melhoria Contínua;
  • Diversos setores da indústria e serviços;
  • Empresas em diferentes estágios de implementação: avançadas, em estágios iniciais ou ainda aquelas que queiram apenas conhecer os conceitos e exemplos.


Realização:

Logo LIB

 

Fóruns Lean já realizados

Já foram realizados fóruns no Nordeste (Recife e Fortaleza), no Sudeste (Belo Horizonte) e no Sul (Joinville). Para mais informações sobre esses eventos, clique aqui.