Fórum Lean Amazônia 2009


Apresentação e Objetivos

O I Fórum Lean Amazônia dá sequência a uma série de fóruns que o Lean Institute Brasil promove em diferentes regiões do Brasil. Nestes eventos, enfatizamos as peculiaridades das organizações de setores econômicos regionais, trazendo a aplicação do lean como alternativa à melhoria de seus desafios específicos.

Nesta edição os principais objetivos deste evento são:

  • Prover conhecimento sobre os princípios e ferramentas Lean.
  • Promover o compartilhamento de experiências entre as empresas praticantes da região Amazônica.

Quem deve participar

  • Empresas de diversos setores da indústria em diferentes estágios de implementação ou ainda aquelas que queiram, inicialmente, conhecer os conceitos e exemplos de aplicação.
  • Diretores, gerentes e supervisores, provenientes da manufatura, logística, supply chain, qualidade, coordenação lean e melhoria contínua.

Programa

Credenciamento
7:30 - 8:30
Fundamentos do Lean Thinking
Christopher Thompson - Gerente de Projetos - Lean Institute Brasil
8:30 - 9:00
Lean Thinking é uma filosofia gerencial baseada no Toyota Production System (TPS) que visa satisfazer os clientes através da eliminação contínua de desperdícios. Serão apresentados os cinco princípios lean (valor, fluxo de valor, fluxo, puxar e perfeição) e como constituem o Sistema Lean de Negócios.
Engenheiro Naval pela Escola Politécnica da USP. Tem participado da difusão e implementação lean em diversas empresas como analista de projeto e instrutor do Lean Institute Brasil. Atualmente, participa do estudo e desenvolvimento do Lean Thinking no gerenciamento de projetos com aplicação em ambientes sob encomenda (make-to-order) e serviços.
Como estruturar um sistema de gestão lean - o caso do ABS (Alcoa Business System)
João A. Bayma - Diretor Corporativo do Alcoa Business System (ABS) do negócio de Produtos Primários da Alcoa Inc.
9:00 - 10:00
A Alcoa, maior produtora mundial de alumínio, há mais de 12 anos vem implementando o ABS. Após os primeiros anos de esforços concentrados nas fábricas, a implementação evoluiu para abarcar os negócios como um todo, criando a AOMC - Alcoa Operational Management Consulting, responsável pela difusão e sustentação interna do sistema.
Engenheiro Metalúrgico pela Universidade Federal Fluminense – UFF e Mestre em Engenharia Extrativa pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Trabalhou no departamento AOMC- Alcoa Operations Management Consulting, responsável pelo desenvolvimento do sistema de gestão da Alcoa Inc. nos Estados Unidos por 5 anos como Account Manager. Foi também responsável pela coordenação da implantação do ABS das fábricas nos EUA, Canadá, Europa e América Latina.
Coffee-Break
10:00 - 10:30
A contribuição do lean e o uso do "One Man System" nos processos da Sony
Luciano Taveira Martins - Gerente Industrial da Sony Brasil - Manaus.
10:30 - 11:20
A estória de manufatura da Sony Brasil em Manaus iniciou-se em 1984. Desde então, vem crescendo junto com o Pólo Industrial de Manaus (PIM). O emprego intensivo da mão de obra em seus processos, e os altos volumes de estoque, levaram a empresa a buscar o seu uso racional através de um minucioso estudo dos micro-movimentos realizados pelos operadores. O “One Man System” vem obtendo bons resultados com reduções significativas nos tempos de troca de modelo e estoques intermediários, e como consequência, ganhos foram atingidos quanto à otimização do espaço, qualidade do produto e produtividade.
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Luterana do Brasil e há 29 anos dedica-se à área de produção. É Kaizen Líder Sênior dentro do programa de formação da Sony Corporation, com a missão de treinar e implementar os processos de kaizen na unidade de Manaus. Além disto, é responsável pelos processos de montagem de caixas acústicas, montagem automática e manual de placas, e do processo de montagem final de produtos de áudio e vídeo.
A implementação do lean em indústrias de processo: o caso Alumar
Dulcimar Melo Soares – Gerente de Sistema de Gestão, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho - Alumar.
11:20 - 12:10
O Consórcio Alumar, composto pela Alcoa, BHPBilliton e Rio Tinto Alcan é um dos maiores complexos de produção de alumínio e alumina do mundo. O sistema da Alumar foi copiado da Toyota e customizado para a realidade de sua produção e gestão. Será apresentado como foram aplicados os conceitos lean, principais barreiras enfrentadas e os resultados atingidos, tendo como fator preponderante o engajamento das pessoas dentro de um processo de melhoria contínua.
Graduada em Ciências Contábeis e pós-graduada em Gestão de Negócios e Marketing pela ESPM – RJ. Há 25 anos na Alumar, contribui em áreas da Controladoria,Engenharia, Aquisição e Logística, Segurança do Trabalho e gerenciamento do sistema de Gestão ABS (Alcoa Business System), que desde 1997 é o grande guarda-chuva de todo processo de produção e gerenciamento do negócio da Alumar. Líder da rede de mulheres da Alcoa (Alcoa Women Network – AWN).
A experiência do "New Honda Circle" (NHC) na unidade de Manaus
Alfredo Fiel Santana Neto – Gerente do Departamento Jurídico da Moto Honda da Amazônia e Coordenador do NHC 2009 - Manaus
12:10 - 13:00
Com o objetivo de aumentar a vitalidade no local de trabalho, aperfeiçoar as habilidades dos colaboradores e contribuir para o crescimento da empresa, as atividades NHC (New Honda Circle) têm sido executadas por mais da metade da história da Honda. 0 NHC consiste no fato de que os colaboradores formam pequenos círculos, utilizam métodos estatísticos de análise e solução de problemas e assim, escolhem desafios para alcançar metas importantes à corporação. Tem se expandido pelo mundo e conta com mais de 100 mil participantes, contribuindo para a expansão e fortalecimento do Grupo Honda. Para seu desenvolvimento e sucesso são condições essenciais: a manifestação livre de idéias e pontos de vista divergentes; ambiente agradável; desenvolvimento do potencial profissional; orientação e treinamento; meios para a realização plena e harmoniosa do trabalho; compreensão das capacidades e limites pessoais e o respeito mútuo.
Formado em Direito em 1997 e MBA em Direito Empresarial pela FGV. Está na Honda desde 2004, onde ingressou como Supervisor Jurídico em São Paulo.
Almoço
13:00 - 14:00
A liderança lean: importância e papel para se alcançar o sucesso na implementação
João A. Bayma - Diretor Corporativo do Alcoa Business System (ABS) do negócio de Produtos Primários da Alcoa Inc.
14:00 - 15:00
O papel da liderança é fundamental na transformação lean. São requeridos novos comportamentos e habilidades por parte dos principais executivos da empresa, tanto para conquistar os primeiros sucessos iniciais, quanto para garantir a sustentação da transformação ao longo do tempo. Você terá a oportunidade de entender o papel da liderança lean e os impactos sobre as diversas dimensões da empresa, como as relações com as equipes de colaboradores, a estrutura organizacional e a estratégia.
Coffee-Break
15:00 - 15:30
Road Map Lean
Christopher Thompson - Gerente de Projetos - Lean Institute Brasil.
15:30 - 16:30
Há diferentes estratégias para se iniciar a implementação. Embora com as suas origens no TPS, os conceitos lean devem ser aplicados no negócio com um todo, de vendas a finanças, de logística a compras,do desenvolvimento de produtos a RH. É necessário uma estratégia de implementação que contemple todos os elementos da organização de modo que haja um plano de expansão do lean, na medida em que se obtenha a estabilidade e novos patamares de melhorias sejam alcançados.
Perguntas e respostas, conclusões e próximos passos
Christopher Thompson - Gerente de Projetos - Lean Institute Brasil.
16:30 - 17:00
Os participantes poderão fazer perguntas aos palestrantes . O grupo fará uma reflexão sobre formas de continuidade do compartilhamento de experiências e do aprendizado futuro da comunidade lean da Amazônia.

Atividade Opcional

Workshop "Mapeamento do Fluxo de Valor"

Data: 22 e 23 de outubro (8:30 - 17:30)
Local: Manaus - AM
Instrutor: Christopher Thompson

O MFV representa de forma visual e simples os fluxos de informações e materiais. Esta ferramenta é descrita no manual “Aprendendo a Enxergar”, de Rother e Shook, utilizada para o mapeamento do estado atual e futuro, e respectivo plano de ação. Através do MFV, as melhorias de processo (pontuais) e aplicações das diversas ferramentas lean ficam direcionadas pela melhoria sistêmica, evitando assim iniciativas isoladas de resultado limitado e não sustentado.


Coordenadores do Evento


Gilberto I. Kosaka - Diretor Executivo


Christopher Thompson - Gerente de Projetos