Equipe

José Roberto Ferro

José Roberto Ferro

Presidente

Presidente e fundador do Lean Institute Brasil em 1998. "Senior Advisor" do Lean Enterprise Institute dos EUA. Membro do Comitê Executivo da Lean Global Network, entidade que congrega institutos sem fins lucrativos em 16 países dedicados a disseminação da filosofia lean. Já ministrou palestras em 28 países e apoiou diretamente a transformação lean em mais de uma centena de empresas em vários países. Fez parte da equipe de pesquisa do MIT (Massachusetts Institute of Technology) na qual o termo Lean foi cunhado e apresentado no livro "A Máquina que mudou o mundo" em 1990, projeto de pesquisa sobre a indústria automobilística mundial. Engenheiro de Produção, Mestre e Doutor em Administração. Ex-professor universitário.

Flavio Augusto Picchi

Flavio Augusto Picchi

Vice Presidente

Engenheiro, Mestre e Doutor, pela Escola Politécnica da USP. Realizou programa de Pós-doutorado no MIT (Massachusetts Institute of Technology), em colaboração com o Lean Enterprise Institute. Diretor Executivo do Lean Institute Brasil e Professor da Unicamp. Examinador sênior do Prêmio Nacional de Qualidade de 1996 a 2004. Como Consultor em Gestão da Qualidade e Produtividade, desenvolveu, por mais de 20 anos, projetos em empresas de diversos portes e setores. No LIB, desde 1999, participa do desenvolvimento do lean thinking em diversos ambientes industriais, incluindo aqueles onde sua aplicação ainda é pouco difundida, tais como serviços, administração e construção.

Flávio Battaglia

Flávio Battaglia

Diretor

Formado em administração de empresas pela FGV, juntou-se à equipe do Lean Institute em 1999, alguns meses após sua fundação. Participou da transformação lean em empresas de diversos setores, sendo responsável por projetos avançados e de amplo escopo em fábricas e escritórios.

Nos últimos anos, tem se dedicado à aplicação do conhecimento lean por hospitais e clínicas médicas (Lean Healthcare),
mantendo-se envolvido com as iniciativas pioneiras no Brasil, Europa, EUA e Austrália. Autor do prefácio para a edição em português do livro "Uma Transformação na Saúde".

Lírio José Busato

Lírio José Busato

Diretor

Engenheiro Mecânico pela Escola de Engenharia de São Carlos - USP, Engenheiro de Segurança do Trabalho - UNICAMP e Pós-graduado em Administração de Empresas - INPG. Instrutor de treinamentos do Lean Institute Brasil. Foi Diretor Superintendente da Inpacom-Diemolding e CEO da Aço Peças. Trabalhou 20 anos no Grupo Varga (atual TRW), onde ocupou o cargo de Diretor Geral. Vasta experiência de implementação do sistema lean, tendo atuado em empresas no México, Estados Unidos e Brasil, nos negócios de autopeças, transformadores elétricos, fundição, filmes fotográficos e metal-mecânica.

Alexandre Cardoso

Alexandre Cardoso

Gerente de Projetos

Especialista em Lean Thinking com mais de 15 anos de vivência prática, gerencia projetos de implementação dos conceitos em grandes empresas dos setores de alimentos, químico, automotivo, metalúrgico, consumo e de serviços. Desenvolve materiais e ministra treinamentos relacionados ao lean nas áreas de operação, logística e vendas para empresários e gestores. Engenheiro Eletricista pela FESP, Mestre em Gestão da Produção pela Escola Politécnica da USP e Especialista em Lean Leadership pela Universidade de Kentucky EUA.

Alvair Silveira Torres Júnior

Alvair Silveira Torres Júnior

Gerente de Projetos

Doutor em Comunicação Organizacional, Mestre em Administração de Empresas e Tecnólogo em Processos de Produção. Professor Doutor da área de Operações e Produção na Faculdade de Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Foi treinado diretamente por engenheiros da Toyota. Experiência com projetos de implantação da filosofia lean, macro-mapeamento da cadeia de valor e processos de produção lean com a metodologia 3P. Coautor dos livros "Pequeno Dicionário de Termos da Empresa Globalizada" e "Gestão do Conhecimento nas PMEs".

Carlos Feitosa

Carlos Feitosa

Gerente de Projetos

Trabalhou com o modelo Lean por 20 anos em empresas multinacionais, no Brasil, na América Latina e Europa. Responsável pela implantação do ABS (Alcoa Business System) na divisão de embalagens e na Alcoa América Latina. Responsável pela implantação do modelo Whirlpool em Lean na América Latina. Trabalhou na Nestlé Suíça na implantação do modelo Global de Lean, com foco em Lean Design. Foi o idealizador e professor do curso de Pós graduação em "Lean Manufacturing" da SOCIESC. Formado em Engenharia de produção na Universidade Federal do Rio de Janeiro, com MBA na FGV-SP.

Christopher G. Thompson

Christopher G. Thompson

Gerente de Projetos

Mestre em Engenharia Naval e Oceânica pela Escola Politécnica da USP. Tem participado há 10 anos da difusão e implementação lean na América Latina como Gerente de Projetos e Instrutor do Lean Institute Brasil. Apoiando mais de 100 empresas a realizarem a transformação lean, aperfeiçoando o modelo de gestão e a cultura organizacional. Com atuação em setores diversificados como automotivo, aeronáutico, construção, metalúrgico, alimentos, farmacêutico, tecnologia, saúde, consumo, químico e de serviços, traduzindo os conceitos e adaptando materiais às necessidades de cada empresa.

Cid Fontana Lopez

Cid Fontana Lopez

Gerente de Projetos

Liderou a implementação lean na Robert Bosch do Brasil como Diretor Técnico Industrial da planta de Campinas e, mais recentemente, como Diretor de Desenvolvimento de Fornecedores para a América Latina, ajudando a transformar o sistema de gestão de dezenas de fornecedores. Atualmente, é Consultor especializado na implantação da cultura lean de gestão e Professor do curso de Engenharia de Produção da FACAMP (Faculdades Campinas).

Diogo D. Kosaka

Diogo D. Kosaka

Gerente de Projetos

Engenheiro Mecânico Automobilístico pela FEI. Tem participado da difusão e implementação lean em diversas empresas no Brasil como Instrutor do Lean Institute Brasil. Atualmente, atuando nas áreas de bens de consumo, equipamentos médicos, indústria têxtil, serviços, autopeças, entre outras. Trabalha com as ferramentas da filosofia lean há 5 anos.

Ernani Paludo

Ernani Paludo

Gerente de Projetos

Responsável Regional Sul do LIB em Porto Alegre. Executivo em empresas multinacionais e nacionais por 28 anos nas áreas de gestão de negócios, manufatura, qualidade, marketing e comercial. Foi o responsável pela iniciativa Lean na DuPont do Brasil, que se tornou uma das indústrias de processos pioneiras a implantar a filosofia Lean no Brasil. Atuou também na implantação do Lean em unidades do Canadá e México que serviu como uma das bases para a criação do programa Lean corporativo da DuPont chamado DPS (DuPont Production System). Formado em Engenharia Química pela UFRGS com MBA Gestão Empresarial pela UFRGS (PPGA).

Lando Nishida

Lando Nishida

Gerente de Projetos

Engenheiro Mecânico pela Escola Politécnica da USP. Tem participado na difusão e implementação lean em diversas empresas no Brasil como gerente de projetos do Lean Institute Brasil. Desde 2008, tem se dedicado à implementação lean em diversos países da Europa e Ásia como gerente de projetos e senior advisor do Institut Lean France. É membro fundador e vice-presidente da Lean Academy Portugal. Autor de artigos do nosso site.

Luís Fernando P. Ruffino

Luís Fernando P. Ruffino

Gerente de Projetos

Engenheiro Mecânico formado pela USP na Escola de Engenharia de São Carlos. Já ocupou cargos como Gerente de Engenharia e Gerente da Qualidade em empresas das áreas automotivas, petróleo e indústria mecânica em geral, tanto no mercado internacional quanto nacional.

Forte atuação na melhoria da eficiência de projetos, processos e administração, usando as ferramentas lean.

Marcelo	Amoroso Lima

Marcelo Amoroso Lima

Gerente de Projetos

Atuou em importantes cargos executivos, como: VP de RH e Comunicação da Multibrás-Whirlpool America Latina, Diretor de RH e membrodo Comitê Executivo da Bunge Alimentos, responsável por Iniciativas de Produtividade e Inovação, Diretor de Gente &Gestão da Fast Shop, Diretor de RH da Merck Sharp Dohme do Brasil, Diretir Adm.Fin. Da MapriTextron. PhD em Negócios pela Université Lumiere Lyon2, França, Mestre em Economia Industrial pela USP e Eng. de Produção USP. Atualmente atua como Gerente de projetos do LIB, relacionados a pessoas e Inovação.

Marino Kishida

Marino Kishida

Gerente de Projetos

Engenheiro pela FEI com especialização em Gerenciamento de Produção pela FGV. Foi Gerente de Produção na Toyota do Brasil nas plantas de SBC e Indaiatuba e chefiou o Departamento de Engenharia/Manutenção dessas mesmas unidades, acumulando 18 anos de experiência na aplicação do Toyota Production System - TPS. Especializado em projetos de Lean Thinking em empresas de diferentes negócios. Esteve em treinamento na área de processos de produção na Toyota do Japão durante 2 anos. Participou dos treinamentos OMCD - Divisão da Toyota Motor Corporation (Japan) em assuntos do TPS.

Mario Ferrari

Mario Ferrari

Gerente de Projetos

Gerente de Projetos. Nos últimos 6 anos, coordenou o grupo de liderança da AstraZeneca do Brasil no desenvolvimento da jornada lean. Experiência de 30 anos em empresas multinacionais de grande porte como Rhodia, Akzo Nobel e AstraZeneca atuando em gerência de engenharia e excelência operacional, produção, manutenção, projetos e compras. Engenheiro Operacional em Processos de Produção com pós graduação em Administração da Produção.

Ricardo Itikawa.

Ricardo Itikawa.

Gerente de Projetos

Foi corresponsável pelo desenvolvimento do sistema lean na Embraer (Programa Excelência Empresarial Embraer - P3E) na Vice-Presidência de Operações, atuando como engenheiro, supervisor e gerente, líder de TPM na frente Melhoria Específica, como KPO (Kaizen Promotion Officer) liderou projetos 3P das novas fábricas (Portugal) e de redesenho de algumas linhas de fabricação.). Há 20 anos atua em empresas de grande relevância nacional nas áreas de Manufatura, Processos, Qualidade, Engenharia de Produto, Administrativas, Logística e Cadeia de Fornecedores. Atuou como Black Belt (Metodologia 6 Sigma) na Ambev com enfoque na melhoria de produtividade das fábricas e como Especialista na redução de perdas (Programa de Excelência Fabril - PEF).

Robson Gouveia

Robson Gouveia

Gerente de Projetos

Há 18 anos atua em empresas multinacionais nas áreas de Manufatura, Processos, Qualidade, Administrativas e Comerciais. Foi corresponsável pelo desenvolvimento do sistema lean na Alcoa - Div. Extrudados (ABS - Alcoa Business System) e TPM (Manutenção Produtiva Total), passando pelas áreas administrativas e gerenciais. Atuou também como consultor responsável pela expansão do lean na cadeia de valor do alumínio extrudado nos seguimentos da construção civil e indústria. Palestrante e autor de diversos artigos da comunidade lean. Formado em Engenharia de Produção Mecânica pela UniABC e MBA em Logística Empresarial e Supply Chain pela FGV-SP.

Bruno Battaglia

Bruno Battaglia

Especialista Lean

Tem participado da difusão do pensamento lean como instrutor do LIB em treinamentos e projetos de apoio a empresas de diferentes setores. Possui especial interesse pela aplicação do lean thinking nas áreas de agronegócio e gestão ambiental. Biólogo formado pela USP-ESALQ.

Iris Cristina Pierini Bonfanti

Iris Cristina Pierini Bonfanti

Especialista Lean

Especialista Lean, com 10 anos de experiência em empresas de grande porte operando sempre na área de melhoria de processos. Atuou como Coordenadora Lean Corporativa na BRF (Perdigão & Sadia). Na Gemalto Cartões e Terminais do Brasil foi WCE Coordinator, com participação ativa na elaboração de todo o layout fabril da nova planta de manufatura. Engenheira Química formada pela UFSC e MBA em Gestão Empresarial pela Estácio de Sá.

Lúcio Grou

Lúcio Grou

Especialista Lean

Engenheiro Mecânico. Tem mais de 35 anos de experiência em gestão industrial envolvendo lean manufacturing, engenharia, manutenção, projetos, montagens, EHS etc. na Alcoa Alumínio SA do Brasil e Alcoa Trasformazione SRL da Itália. Foi gerente de lean na Extrusão da Alcoa (8 fábricas), com treinamentos realizados em Lafayette e Sidney (Ohio) e visita a toda cadeia produtiva da Toyota em Los Angeles e Kentucky. Implantou várias ferramentas lean no projeto e na construção da Expansão da Refinaria da Alumar, no Maranhão.

Rodrigo Aquino

Rodrigo Aquino

Especialista Lean e Coordenador de TI

Trabalha há 19 anos na área de TI, possui MBA em Engenharia de Software pela Universidade de São Paulo - USP e Bacharel em Ciência da Computação pela PUC-SP. Vem atuando em projeto de transformação lean na área de TI. Trabalhou na Wunderman (Gerente de Tecnologia Web), ICEC (Coordenador Web), Totvs (Líder de Projeto), e Petrobras (Analista de Sistema). Autor do livro "WPage - Padronizando o desenvolvimento de Web Sites". Responsável pela revisão técnica do livro "TI Lean - Capacitando e Sustentando sua Transformação Lean", além de autor de vários artigos sobre Lean IT no site do LIB.

Raphael Mariano

Raphael Mariano

Estagiário

Colaboradores da Área Administrativa

Telma Rodriguez

Gerente Adm. e Financeira

Roberta de Pietro

Coordenadora de Eventos

Mayeva Lorena

Analista Financeira e Contábil

Silviana Silva

Atendimento ao cliente

Amanda Nunes

Estagiária

Colaboradores da Área TI e Comunicação

Giuliano Fusari

Analista de Sistemas

Alexandre Possendoro

Assessor de Imprensa

Tamiris Manzano

Tradutora e Revisora

Nêio Mustafa

Coord. de Arte Sênior