VEJA ANTERIORES:
Em Foco

Lean Summit 2014

O evento re�ne mais de 1.000 pessoas, de 210 empresas
e se reafirma como o maior encontro lean do Brasil

Em Foco

Em dois dias, em setembro, a 11� edi��o do evento reuniu 41 cases,
em 71 palestras, em S�o Paulo, que atrairam gente de 17 estados,
8 pa�ses, de 24 setores da economia.

Um grupo de mais de 1.000 profissionais de 210 empresas se reuniram em S�o Paulo, dias 2 e 3 de setembro, no Lean Summit 2014, que nessa 11� edi��o do evento se reafirmou, mais uma vez, como o maior encontro lean do Brasil e um dos maiores do mundo.

Os n�meros do evento mostram o tamanho desse fen�meno. Foram mais de 1.000 participantes que vieram de 17 estados brasileiros e de 8 pa�ses (Brasil, Argentina, Chile, Peru, Col�mbia, Bol�via, Venezuela e M�xico), de empresas pertencentes a mais de 24 setores diferentes da economia, entre os mais importantes, como m�quinas e equipamentos, automotivo, constru��o, �leo e g�s, servi�os, entre muitos outros.

Toda essa gente interessada em lean assistiu a mais de 70 palestras sobre a aplica��o do sistema lean nas empresas, com mais de 40 companhias diferentes apresentando cases detalhados, al�m de uma s�rie de palestrantes internacionais.

Prof. Ferro fala na plen�ria para centenas de pessoas de dezenas de empresas

Foi a 11� edi��o do encontro que desde 1998 vem ocorrendo em S�o Paulo, de dois em dois anos, sempre organizado pelo Lean Institute Brasil, entidade brasileira sem fins lucrativos que h� mais de 15 anos dissemina o sistema entre as empresas brasileiras e que hoje � a principal refer�ncia em lean no pa�s, parte de uma rede de 17 institutos distribu�dos por 17 pa�ses, em 5 continentes.

O encontro comprovou, mais uma vez, que h� hoje no Brasil um movimento cada dia mais forte de companhias que j� n�o se contentam com os modelos tradicionais e est�o repensando e remodelando seus sistemas de gest�o.

Para o professor Jos� Roberto Ferro, fundador e presidente do Lean Institute Brasil, o encontro � sempre planejado para apoiar as empresas nessa �jornada lean�, contribuindo, assim, para a dissemina��o dessas id�ias na economia brasileira. Nesse sentido, acredita o especialista, foram discutidos nas mais de 70 palestras durante o evento, uma s�rie de novos e centrais temas que s�o hoje cada dia mais essenciais para o fortalecimento do movimento lean no Brasil.

�Por exemplo, principalmente nas plen�rias, a import�ncia de se aplicar o lean no �desenvolvimento de produtos�. Todo bom produto come�a com um bom processo de desenvolvimento, e isso envolve todos os processos da empresa. E tem de ser pensado de uma forma lean�, resumiu o prof. Ferro.

Outro tema que tamb�m gerou muita discuss�o foi a quest�o da inova��o dentro das organiza��es. E de que forma o pensamento lean pode contribuir para o fortalecimento desse conceito t�o importante hoje para o sucesso dos neg�cios.

Na palestra inicial, John Shook cita Thomas Edison e Steve Jobs ao falar em inova��o

�Muita gente v� a inova��o ou como uma �moda� ou como uma �m�gica� que acontece na empresa pelas m�os de �gurus� que geram processos e produtos inovadores. E n�o � bem assim. Durante o encontro, discutimos e mostramos de forma muito consistente que o Sistema Lean �, em sua ess�ncia, um sistema naturalmente gerador de inova��o. Porque quem faz lean est� cotidianamente repensando sua forma de trabalhar, buscando a excel�ncia, a solu��o de problemas, a elimina��o de desperd�cios... E isso j�, naturalmente, gera inova��o. Portanto, apenas a implementa��o dos princ�pios e dos conceitos b�sicos do lean j� pode ter a capacidade de desenvolver a inova��o o tempo todo numa empresa�, explicou o prof. Ferro.

Dentro desses contextos, pessoas de diferentes cargos, empresas e setores da economia que participaram das palestras destacaram a intensa troca de id�ias e experi�ncias que ocorreram no encontro.

Por exemplo, Solange Tavares, Gerente de Excel�ncia Operacional da Rhodia: �� a minha quinta participa��o no Lean Summit. E ele sempre me surpreeende, pois h� uma constante evolu��o nos temas trabalhados. Isso d� est�mulo pra gente voltar � empresa, para tentar implementar as novidades que vemos aqui�, destacou a executiva.

J� Eduardo Bertolini, Diretor Industrial da ZEN, que participou pela primeira vez do encontro, destacou a preocupa��o da programa��o em fortalecer o �desenvolvimento de pessoas� na ado�ao do lean.

�Essa preocupa��o esteve presente em todos os programas que foram apresentados nos dois dias do encontro. E � exatamente a nossa preocupa��o na ZEN: desenvolver pessoas para a boa implementa��o da filosofia lean. Ent�o, essa proposta do Summit aderiu perfeitamente com a nossa necessidade. Foi muito bom�, avaliou o diretor.

Muitos participantes destacaram ainda a fluente troca de experi�ncias entre os participantes de diferentes empresas � caracter�stica que � sempre um dos marcos do Lean Summit.

P�blico assiste aos conte�dos na plen�ria final

Para Marcelo Duarte, Gerente de Suporte e Gest�o do Centro de Servi�os Compartilhados da Camargo Corr�a, isso acontece porque boa parte das empresas, mesmo que de ramos e setores totalmente diferentes, apresentam problemas muito parecidos. E, portanto, podem, perfeitamente, compartilhar solu��es similares. �S�o esses problemas comuns que as empresas diferentes podem disseminar e assim encontrar, juntas, oportunidades de melhorias�, completou o executivo.

Um grupo de mais de 1.000 profissionais de 210 empresas se reuniram em S�o Paulo, dias 2 e 3 de setembro, no Lean Summit 2014, que nessa 11� edi��o do evento se reafirmou, mais uma vez, como o maior encontro lean do Brasil e um dos maiores do mundo.

Mar�lia Guatelli, coordenadora de Excel�ncia Industrial da Natura, tamb�m elogiou essa troca de id�ias. �O lean com certeza � um bom caminho para atingir �timos resultados dentro da ind�stria de cosm�ticos. E vendo como outras empresas conseguiram fazer isso, eu consigo visualizar a aplica�ao do lean na minha companhia�, resumiu.

Para Carlos Coutinho, da Brasil Foods, o encontro tem a capacidade de promover uma �oxigena��o� fundamental para a evolu��o da gest�o: �� o grande momento para trocar id�ias com outros profissionais. Temos aqui hoje 27 profissionais da Brasil Foods. E a id�ia � voltarmos mais �oxigenados� para tocar a implementa��o lean.�

No almo�o, centenas de pessoas �recarregam baterias� para os pr�ximos conte�dos

J� S�rgio Cavalheiro, Gerente de Log�stica da Case New Holland/CNH, destacou a �vis�o estrat�gica� disseminada pelo encontro. �De ver o lean n�o como algo �local�, mas que deve envolver toda cadeia produtiva da empresa, dos fornecedores ao cliente, na companhia toda.�

Concordou com ele Sheila Nat�lia da Silva, Agente de Melhoria da Embraer: �O encontro contribuiu bastante para o meu crescimento. Vi palestras com vis�es bem diferentes, mas enriquecedoras. A partir do momento em que a gente reconhece as nossas falhas, � o momento em que a gente cresce�, completou a profissional.

E at� mesmo quem n�o atua especificamente no setor privado j� come�ou a notar as potencialidades do modelo lean. Caso do Vice-Prefeito de Campinas, Henrique Magalh�es Teixeira, que tamb�m participou do encontro.

�Embora a gest�o p�blica se diferencie, em v�rios aspectos, da gest�o privada, essas vis�o lean � muito v�lida. Eu acredito, ent�o, que no futuro a gest�o p�blica vai beber muita dessa ��gua� da gest�o das empresas privadas. O pensamento lean pode nos ajudar muito a melhorar a gest�o p�blica�, finalizou o pol�tico.

Exposi��o de A3 foi diferencial do evento
Profissionais trocam ideias sobre A3 expostos

Para o professor Ferro, t�o importante quanto o n�mero de pessoas atingidas foi a presen�a de profissionais de empresas de quase todos os setores da economia � mais de 24 deles.

Al�m disso, destaca tamb�m Fl�vio Picchi, Diretor do Lean Institute Brasil, o encontro reuniu tanto empresas j� �veteranas� na ado��o do lean, quanto as que ainda est�o se iniciando na jornada.

�E conseguimos contribuir com ambas. Mesmo empresas que s�o de setores que j� adotam lean h� bastante tempo vieram ao encontro para revigorar seus conceitos e tamb�m compartilhar conquistas e dificuldades, o que tamb�m as ajuda muito a progredir�, destacou Picchi.

Picchi destacou ainda que, como em outros summits, al�m das empresas que j� praticam o lean h� alguns anos, vieram tamb�m companhias que est�o iniciando ou que procuraram se informar visando um in�cio.

�Para essas, tamb�m o Summit foi de grande valia, possibilitando conhecer experi�ncias e apendizados que certamente encurtar�o seus caminhos na jornada lean. Em anos anteriores, tivemos casos de empresas que sairam do Summit extremamente energizadas, iniciaram suas transforma��es e, no Summit seguinte, ap�s dois anos, j� estavam apresentando casos com resultados significativos. Esperamos que isso se repita com as que vieram neste ano e est�o iniciando� , refor�ou o diretor.

Para ele, as empresas iniciantes conseguem no encontro visualizar uma s�rie de caminhos que precisam ser percorridos na jornada lean. H�, ent�o, um imenso aprendizado e descobertas nesse sentido.

�E tamb�m muitas companhias �veteranas�, embora apliquem lean h� anos, aproveitam muito o evento, pois ainda, boa parte delas, enxergam o sistema pela �tica das �ferramentas�. E, por isso, ainda precisam absorver melhor a filosofia de gest�o, o modelo mental, o papel da lideran�a... entre outros aprofundamentos necess�rios", observou Picchi.

Para potencializar isso, o Lean Summit 2014 promoveu uma s�rie de a��es interativas, para fortalecer a troca de experi�ncias.

Por exemplo, o �Open Space� que se materializou em espa�os livres de encontros entre participantes que debateram temas definidos por eles pr�prios. Assim como a �exposi��o de A3�, pr�-selecionados pelo instituto, que atraiu muitos interessados nos intervalos das palestras.

Profissional se inscreve para participar de �Open Space�

Para o professor Ferro, embora j� se tenha obtido muito sucesso na dissemina��o do modelo lean nas onze edi��es j� feitas at� aqui do Lean Summit Brasil, ainda h� muito pelo que se fazer nessa �rea.

"Ainda temos muitas companhias para se atingir. Por exemplo, as empresas m�dias, que vieram ainda em pequeno n�mero no evento. Atualmente, elas est�o preocupadas com outras coisas. Talvez, em conseguir sobreviver. Mas esses conceitos podem e devem ser importantes para elas tamb�m � inclusive para que sobrevivam! Acreditamos, ent�o, que � poss�vel e necess�rio �contaminar� todas as empresas brasileiras. H� um caminho enorme a se percorrer. E estamos apenas come�ando�, finalizou o prof. Ferro.

 
Visite a p�gina do Lean Summit 2014