GERAL

Turma do 2º semestre de 2017 do PPFL fecha o curso com chave de ouro

Mário Alberto Ferrari e Tamiris Masetto Manzano

Criado em 2014, o Programa Prático de Formação Lean já se tornou um marco para a Comunidade Lean. Com foco no ativo mais valioso que uma empresa possui, o colaborador, ele busca desenvolver habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico nos participantes, independentemente de suas funções na empresa. No dia 15 de dezembro de 2017, o PPFL formou sua sétima turma em um evento que foi dedicado ao compartilhamento das experiências adquiridas durante o curso. Confira abaixo os destaques desse dia.

Figura 1: Turma PPFL do segundo semestre de 2017

O dia começou com uma breve apresentação e acolhimento naquele que seria o momento final do curso, uma excelente oportunidade para compartilhar, conhecer e entender diferentes pontos de vista e agregar vivências com o grupo. Coordenado por Mario Ferrari, esse momento serviu ainda para passar algumas instruções e elaborar sobre como seria o restante do dia.

Em seguida, o grupo iniciou os debates sobre diversas dificuldades, obstáculos e, até mesmo, conquistas que encontraram durante essa jornada de cinco meses do curso e início de implementação lean em suas organizações. Contaram com a presença de Flávio Battaglia, um dos diretores do Lean Institute Brasil, quem compartilhou muitas de suas experiências com o grupo. Todos apresentaram valiosos aprendizados que obtiveram com as experiências iniciais.

O dia prosseguiu para um bate papo com duas convidadas especiais de uma empresa renomada que aplica o pensamento lean há alguns anos, com sólidos resultados:. Luciana Gomes e Mônica Ono, superintentende e consultora de métodos e processos, respectivamente. Elas compartilharam com a equipe os sucessos que obtiveram aplicando essa abordagem e dando dicas sobre como prosseguir no caminho sem se desviar e perder o foco. Foi um momento para aqueles que estão iniciando sua jornada verem um exemplo de sucesso, visualizarem aonde podem chegar com a mentalidade enxuta e conhecerem um líder lean que está capitaneando a transformação em uma grande empresa.

O período da tarde se iniciou com a apresentação dos A3, dessa vez de uma forma um pouco diferente da última turma do PPFL. Todos expuseram seus A3 nas paredes da sala e ficavam circulando, colando post-its com suas dúvidas e sugestões em cada um. Além disso, os “donos” do A3 tiveram um momento para solucionar essas dúvidas e verificarem sugestões feitas por outros participantes. Foi um momento muito rico: olhar para seus A3 novamente, mas sob nova perspectiva, como se fossem os olhos de outras pessoas.

Dentre os projetos e resultados obtidos, tivemos uma loja de conveniência de um posto de combustível aumentando a participação do food service em suas vendas, empresas reduzindo retrabalhos, diminuição no tempo para de tratativa e divulgação dos indicadores gerenciais, redução do tempo de setup, aumento de produtividade, diminuição do tempo de teste operacionais de processo, adequações de espaço, redução de atrasos na entrega, redução de perdas e de volume, otimização de consumo e aumento da eficiência.

Todos esses diferentes projetos e resultados comprovam que a filosofia lean pode ser aplicada em todos os setores de todos os tipos de empresa e entregar excelentes resultados. Seja serviços, manufatura, TI ou qualquer outra área, existem múltiplos exemplos de sucesso com a jornada lean, com eliminação de desperdícios e aumentos no valor entregue aos clientes.

A apresentação dos A3 proporcionou um momento único aos participantes para fazerem seu hansei. Para aqueles que não estão familiarizados com o termo, esse termo japonês define a prática contínua de olhar para trás e pensar sobre como um processo ou atividade pode ser melhorado. O termo pode ser traduzido como autorreflexão.

Depois disso, seguiram para uma sessão de perguntas e respostas, um momento no qual todos os participantes tiveram a oportunidade de tirar as dúvidas restantes e entender plenamente todas as facetas do lean. O dia ainda contou com uma mesa redonda, onde resumiu-se os aprendizados do dia e do semestre e encerrou-se o programa.

Iniciar a jornada lean nunca é fácil e o PPFL serve como base para dar esse impulso inicial na direção da melhoria contínua, ou aprofundar seu conhecimento por meio da capacitação de seus colaboradores, contribuindo, assim, para alavancar o desempenho das organizações. O programa já reuniu dezenas de participantes e continua a impressionar os envolvidos, levando o pensamento lean a todos. Podemos perceber a satisfação da turma com o programa através de seus depoimentos.

1) Um ponto que foi destacado pelos participantes foi o alto valor agregado,  a excelente relação entre o investimento e os benefícios do programa, que trazem resultados concretos:

“A relação de benefício é clara, uma vez que o conceito pode propiciar trabalhos que recuperem facilmente o valor investido”.

“Sem dúvidas o treinamento agrega muito em nosso dia a dia e tem grande custo x benefício”.

“Dentro do esperado, vale muito a pena”.

“Valeu cada centavo”.

2) Os participantes também destacaram o quanto aprenderam com o programa:

“Ótima formação em lean abrangendo muitas ferramentas”.

“Curso permite conhecer a filosofia e principais pensamentos lean”.

“O treinamento é muito rico e proporciona grande conhecimento para a vida”.

“O programa tem uma amplitude de conteúdos benéficos a diversos processos”.

3) O programa realmente teve um impacto marcante nos participantes:

“Abriu minha mente para inúmeras formas de melhorar o que faço e consequentemente a vida das pessoas com quem trabalho”.

“Muito feliz por todo o período, foi de grande crescimento profissional e enriquecimento na inteligência emocional para lidar com os desafios da jornada”.

“O PPFL foi um ótimo aprendizado da minha jornada lean para transformação profissional e pessoal”.

“Curso excedeu minhas expectativas. Ele é extremamente atual, prático e com excelente didática. Bons professores e material”.

“Experiência de aprendizado e convívio mais enriquecedora que tive em relação aos cursos que já fiz”.

4) Por fim, os depoimentos evidenciaram a vontade dos participantes de disseminar a filosofia lean a todos:

“[recomendaria] principalmente a pessoas e empresas sem vivência com o lean”.

“Sim, [recomendaria], quanto mais multiplicadores melhor”.

“Já indiquei para meus amigos”.

“Continuem a desenvolver pessoas”.

E o PPFL segue a todo vapor desenvolvendo pessoas e tornando mais enxutos as empresas, os processos e os colaboradores para que possamos viver em um mundo com menos desperdício e mais valor. Não percam as próximas turmas!

Publicado em 05/03/2018

Autores

Mário Alberto Ferrari
Gerente de Projetos no Lean Institute Brasil
Tamiris Masetto Manzano
Editora e tradutora no Lean Institute Brasil.
Planet Lean - The Lean Global Networdk Journal