MANUFATURA

Lean Roundup: Puxada

Tom Ehrenfeld

Sistema Puxado

Enquanto os pensadores lean salientam a importância da puxada e de sua tecnologia assistente, o kanban (cartões ou outros indicadores que facilitam um fluxo suave e nivelado), a maioria das pessoas acha que praticar a puxada pode ser um verdadeiro desafio. Isso não é algo que uma pessoa pode fazer sozinha; Não há simples listas de verificação 5S para ajudar a montar um exercício de simulação dessa dinâmica. Além disso, nenhum cliente nunca pede um produto que é puxado para eles; Nem os avaliadores notam o quanto seu produto acabado é “puxado” (com a rara exceção talvez da costelinha com barbecue).

Definindo um sistema puxado

Então, o que é puxada e por que isso importa? “A puxada, em termos mais simples, significa que ninguém fluxo acima deve produzir um bem ou serviço até que o cliente fluxo abaixo o solicite”, escrevem Jim Womack e Dan Jones em “A Mentalidade Enxuta nas Empresas”, embora observem que “na verdade, seguir esta regra na prática é um pouco mais complicado” (a propósito, o capítulo quatro desse livro é altamente recomendado para criar uma visão detalhada da prática da puxada no serviço de uma empresa lean completa).

Sistema Puxado

Sistema Puxado

Sistema Puxado

Essencialmente, um sistema puxado conecta toda a atividade de produção à demanda real. Tudo no sistema acontece apenas em resposta a pedidos reais de clientes reais. Essa mudança básica no pensamento de fazer coisas representa uma mudança profunda nas práticas associadas a uma abordagem empurrada e foi o principal fator na afirmação de Taiichi Ohno de que o Sistema Toyota de Produção (STP) rompeu completamente com o “pensamento convencional”. Sem loteamento da produção; Sem acumulação de estoque; E, ao invés de pontos isolados de atividade perseguindo objetivos desconectados por razões abstratas, você tem um sistema completo impulsionado por uma tensão saudável alinhando todos em torno do valor verdadeiro.

“A puxada significa fornecer ao cliente ou ao processo seguinte o que é necessário quando é necessário na quantidade certa, de acordo com um ‘sinal’ do processo do cliente”, de acordo com “Kaizen Express”. Tal abordagem evita a superprodução e ajuda a reduzir o estoque no processo. Juntamente com o tempo takt e o fluxo contínuo, um sistema puxado forma just-in-time. Note que o kanban, que é uma ferramenta visual usada para executar um sistema puxado, às vezes pode ser confundido com a prática mais ampla. Mas kanban se refere especificamente a uma ferramenta, o dispositivo de sinalização que fornece autorização e instrução para a produção de itens em um sistema puxado. O kanban se divide em duas categorias: kanban de produção (indicando o que fazer) e kanban de retirada (autorizando produtos ou peças a seguir fluxo abaixo).

Há muitas regras específicas da puxada, incluindo, mas não se limitando a: não envie peças ou produtos defeituosos fluxo abaixo. Somente envie algo quando for solicitado (não quando você estiver pronto). Produza apenas a quantidade que é retirada. Crie um fluxo suave. Puxe pela ordem em que foi retirado. A disciplina de regras como essas, todas as quais apoiam metas de qualidade e entrega, ajudam a criar uma base para a melhoria contínua.

Mais do que apenas reduzir estoque

Os benefícios da prática sistemática vão além de estoque reduzido e menos lote. A puxada representa um espírito vinculativo que promove o kaizen em todas as coisas, pequenas e grandes. É um pré-requisito, uma fundação, um sistema que aciona todas as ferramentas e métodos bons resultantes da abordagem do pensamento básico lean (e do STP). Dizer que todo o trabalho deve ser “puxado” instantaneamente pelo cliente permeia cada ação com significado - enquadra o trabalho e as decisões como formas de entregar valor a um cliente e a um pedido específicos ao invés de colocar um therblig menor, como “algo que tem que ser feito”.

“A puxada cria a tensão que revela problemas, que devem ser vistos e tratados de uma forma que não surjam novamente”, Michael Ballé diz em “How Does Pull Relate to Problem-Solving?” (em inglês). Essa dinâmica causa uma tensão saudável que não só ajuda a revelar problemas na hora em eles ocorrem, mas também demanda resolução imediata para que o fluxo de trabalho não seja desnecessariamente atrasado. “O que torna um sistema puxado eficaz não é a puxada em si, mas a reação das pessoas aos problemas quando eles aparecem”, ele observa. “A aprendizagem só pode ocorrer quando você tem tanto a tensão da puxada quanto um foco firme na resolução dos problemas que surgem. Os mais antigos chamam essa abordagem de abaixar a água do rio ver as rochas aparecerem”.

A puxada cria uma arquitetura para o kaizen, de acordo com Ballé, argumentando que, apesar de ser possível fazer kaizen pontual com êxito, a fim de mover para o kaizen de sistema (onde você conseguir uma melhoria radical e sustentar seus ganhos), você deve ter um sistema puxado eficaz.

Esse conjunto de práticas adaptativas surgiu de forma improvisada; ele não foi projetado de forma sistemática. Como compartilhado no capítulo “A implementação do sistema puxado na Toyota” do maravilhoso livro “O Nascimento do Lean”, a adoção do sistema puxado emergiu em uma pequena parte de uma oficina de usinagem da Toyota que tinha operado de acordo com planos de produção mensal na segunda metade da década de 1950. Diante de problemas de qualidade e de grandes estoques de matéria-prima, que foram usados como buffers para lidar com o ritmo desigual da produção em processos, alguns gerentes responderam tomando pequenos passos para implementar o sistema puxado no lugar do sistema empurrado. Isso foi feito, em essência, como um meio de remover o controle de um plano centralizado (e muitas vezes abstrato) e colocar a consciência e o controle no trabalho real, no que hoje chamamos de “tempo real”.

Lembre-se de que a puxada e o kanban, como qualquer componente principal de um sistema lean, não são apenas formas de trabalhar, mas formas de pensar vinculadas a um conjunto de outras práticas, e eles extraem seu poder de sua evolução enquanto aprendizagem compartilhada por muitas pessoas ao longo do tempo. Como observado no capítulo sobre puxada, “historicamente, o Sistema Toyota de Produção não passa nem perto de ser apenas um quadro de ferramentas físicas, como o kanban, e de procedimentos baseados em um formato conceitual preexistente. Pelo contrário, ele é a experiência compartilhada e as respostas das pessoas que participaram da criação do programa”.

O que é fascinante sobre a noção da puxada são suas aplicações de amplo alcance. Jim Benson desenvolveu um grande corpo de trabalho sobre “kanban pessoal”, uma aplicação perspicaz da puxada para a produtividade pessoal. Ou, por exemplo, considere essa implicação organizacional: em “Gerenciando para o Aprendizado”, John Shook descreve uma empresa lean como aquela em que uma abordagem de pensamento A3 compartilhado para resolver problemas, a obtenção de acordo e o desenvolvimento de outros criam uma “autoridade baseada na puxada”, onde cada pessoa em cada nível tem clara responsabilidade, usando o A3 para obter autoridade de forma situacional: “a autoridade é puxada para onde ela é necessária quando é necessária: on-demand, just-in-time e com base na puxada”.

E podemos ir ainda mais longe: em sua coluna “The Wonder of Level Pull” (em inglês), Womack diz que um sistema puxado robusto substitui o uso de informações centralizadas em um sistema MRP com um que seja “reflexivo” - assim como o sistema nervoso periférico no corpo respondendo diretamente sem precisar ir ao cérebro para obter instruções. Essa ideia ressoa com o capítulo sobre puxada de “A Mentalidade Enxuta nas Empresas”, onde Womack e Jones postulam um grande sucesso como uma contramedida potencial para os mercados globais caracterizados pelo caos. Eles argumentam que a maioria da volatilidade econômica é, de fato, “autoinduzida”, a “consequência inevitável dos longos prazos e dos grandes estoques no mundo tradicional de lote e de fila somados a uma demanda relativamente plana e a atividades promocionais - como ofertas especiais no serviço automotivo - que os produtores empregam como resposta. “A macropuxada poderia, em sua opinião, reduzir significativamente os prazos e os estoques, o que não apenas estabiliza a demanda da economia, mas também elimina o ciclo tradicional de comércio. Claro que isso pode levar tanto tempo quanto uma empresa lean ideal demora para atingir a perfeição, mas a direção geral é a chave.

Publicado em 03/07/2017

Autor

Tom Ehrenfeld
Escritor e editor
Planet Lean - The Lean Global Networdk Journal