MANUFATURA

Sistema Puxado

Vamos, nesta oportunidade, trocar idéias a respeito do Sistema Puxado. Qual a sua importância na filosofia lean, a sua função e também as várias modalidades do Sistema Puxado.

Acredito que quase tudo mundo já esteve em um supermercado. Isso mesmo, em um supermercado,  que hoje em dia é um  lugar comum onde o pessoal vai fazer compra de mais variados produtos.

Então vejamos, quando é que uma a pessoa vai ao supermercado?

Em via de regra , normalmente uma pessoa vai ao supermercado  quando precisa comprar algum produto a fim de satisfazer necessidade. E como é que essa pessoa realiza a compra? Pense um pouco,  porque aqui está o modelo que é o objeto deste artigo: o Sistema Puxado.

É simples , quando a pessoa necessita de algo, ela dirige-se até o supermercado onde está estocado aquilo que deseja e compra (puxa) a quantidade que precisa . Está configurado o Sistema Puxado e de tabela,  também o Just inTtime (ver o artigo sobre Just in Time já  publicado nesta coluna). Vamos seguir esse modelo e transferir para as atividades do dia a dia de uma fábrica de produção em operação.

Em uma produção, para  realizar o Sistema Puxado a premissa mais importante é ter o sistema produtivo estável. A estabilidade garante e possibilita o fluxo contínuo, isto é a sequência de agregação de valor no produto de um por vez,  ininterruptamente nos processos subseqüentes. Agindo desta maneira, isto é, o processo seguinte puxando o que é necessário quando necessário na quantidade necessária, evita-se a formação de estoque desnecessário de produtos entre os processos e também a superprodução. Por outro lado, produzindo em fluxo contínuo, de um produto por vez , a  discrepância na qualidade é imediatamente percebida pelo processo seguinte (isto quando não detectado no próprio processo)  evitando assim,  refugar todo o  lote todo de produção,  muito comum em produção convencional em lote. O lead time (tempo de processar as peças) fica  mais curto , pois elimina o tempo de espera dos processos subseqüentes de ficar aguardando processar o lote todo.

Bem, aqui estão os grandes méritos do Sistema Puxado: a) evitar o estoque entre os processos e a superprodução,  b) obtenção da qualidade no processo, c) lead time mais curto.

Na mentalidade enxuta já vimos que o estoque em excesso , o retrabalho / refugo (a não qualidade) e a espera são alguns dos desperdícios. Aplicando o conceito de Sistema Puxado como você pode notar , estamos eliminando esses desperdícios e colocando em ênfase o primeiro princípio da mentalidade enxuta que é o Valor, valor este  do ponto de vista do cliente. E acredite, o cliente é a razão de ser do negócio.

Portanto, ao delinear o processo, qualquer que seja  a atividade, vamos pensar em como realizar o Sistema Puxado isto é ; como atender o cliente de uma maneira  mais  econômica, com qualidade e mais rápida. Esses  são os fatores que diferenciam e determinam o sucesso do fracasso.

Até aqui vimos qual  é a importância  e a função do Sistema Puxado para a mentalidade enxuta.

Vamos ver agora, quais as formas de se realizar o Sistema Puxado. Para facilitar o nosso entendimento e para fim de aprendizado  considerar três as formas do Sistema Puxado:

a.  Sistema Puxado com Supermercado – É a forma mais comum e  difundida de produção puxada. Neste sistema, cada produto tem uma loja, um supermercado, onde está armazenada uma certa quantidade conhecida de cada item produzido. O importante é que cada processo produza somente o necessário para repor o que foi retirado do supermercado.

Para  controlar a retirada e a reposição do produto utiliza-se  kanban, o gerenciador do fluxo de informação e informação silencioso,  que se devidamente utilizado evita a formação de estoque desnecessário e promove o fluxo contínuo sem a necessidade de um gerenciador humano.      
Para todo efeito o supermercado não deixa de ser um estoque e como tal não deixa de ser um desperdício, um desperdício necessário, para evitar um outro desperdício que é a espera.

E o ponto chave na determinação do tamanho do supermercado e do estoque sob controle é ter o conhecimento e o domínio pleno do tempo takt.

b. Sistema Puxado Seqüencial.-  Sistema empregado quando há uma variedade muito grande de produto. O objetivo é  minimizar o estoque total aproximando-se a  produção sob encomenda.  O PCP (Planejamento e Controle de Produção) deve programar produção heijunka estabelecendo um  mix correto em uma determinada ordem seqüencial que deve ser rigorosamente obedecida. Se a sequência for quebrada  compromete se todo o Sistema Puxado. Como pode se notar,  para o sistema funcionar de acordo,  o lead time de produção deve estar totalmente sob controle, estável  e ser muito curto.  Este sistema requer um gerenciamento bastante rígido para que se tenha sucesso.

c. Sistema Puxado Misto – É a forma mais complexa que em certa situação pode trazer benefícios pertinentes a cada sistema em uma mesma linha de produção. Exemplo prático é de produzir peças de reposição em uma linha normal de produção. Isto significa que o processo de produção deve ser alterado para se produzir a  peça de reposição que sofre uma programação especial de Sistema Puxado Seqüencial quando o normal da linha é de Sistema Puxado com Supermercado. Neste sistema, devido a sua natureza , é exigida uma gestão bastante rigorosa.

No próximo artigo vamos tratar do JIDOKA.

Aguardem.

Publicado em 15/06/2009

Planet Lean - The Lean Global Networdk Journal