A Garra Pneus é uma revenda de pneus com prestação de serviços de alinhamento, balanceamento
e desempeno de rodas. Fundada em 1994, a empresa iniciou revendendo pneus MULTIMARCAS
para caminhões em uma loja na Ceasa em Contagem – MG. Em 1997, inaugurou a 1ª filial
na cidade de Betim – MG, focada em pneus de automóveis, caminhonetes e vans além
de serviços automotivos. Em 2007, fechou uma parceria com o fabricante Continental
Pneus e se tornou uma revenda exclusiva da marca e, em 2013, inaugurou sua sétima
loja, seguindo sua estratégia de crescimento.
Em 2015, percebendo a necessidade de crescimento e expansão, a Garra entendeu que
é preciso investir na melhoria de sua gestão e de seus processos a fim de melhorar
a utilização de seus recursos materiais, movimentação e gestão de pessoas, eliminar
desperdícios em geral e procurar aumentar a satisfação de seus clientes. Assim,
decidiu iniciar sua jornada lean através da formação de seu dono.
O DESAFIO DE MANTER A FIDELIDADE DOS CLIENTES
A Garra percebeu que estava perdendo negócios e clientes. Muitas pessoas deixavam
de realizar o serviço pelo fato de terem que aguardar um tempo elevado para realização
dos serviços de troca dos pneus, alinhamento e balanceamento quando a loja estava
movimentada.
O agitado mundo atual pressiona todos a procurarem melhorar a utilização do tempo
pessoal. Assim, muitos clientes não querem esperar pela realização de um serviço
em seus automóveis.
Além disso, há dias da semana em que faltam clientes e, como consequência, serviços
para os profissionais realizarem, como às segundas-feiras, quando os clientes poderiam
ser atendidos em pouco tempo, assim como há dias em que os mecânicos não dão conta
de atender toda a demanda, em particular aos sábados, gerando elevadas esperas e
insatisfação dos clientes.
Definitivamente, a empresa precisava entender o que estava acontecendo e fazer alguma
coisa.
Pensando nisso, decidiu mergulhar a fundo entendendo a operação de uma das lojas
de serviços como piloto para poder focalizar seus esforços de melhoria.
A figura 1, a seguir, representa o fluxo de trabalho do serviço dessa loja, com
ênfase nos tempos alocados para a realziação das várias etapas e atividades.
A empresa decide, então, buscar uma redução do lead time e do tempo de espera entre
as etapas do processo. E decidiu, então, estabelecer as seguintes metas:
1. Reduzir o lead time de 2h07 para 1h.
2. Reduzir o tempo de execução do alinhamento de 18 minutos para 11 minutos.
3. Reduzir a zero o tempo de espera entre as etapas do processo.
PROCURANDO AS CAUSAS DAS ESPERAS E DA DEMORA DO BALANCEAMENTO
A partir de observações mais detalhadas e minuciosas nos locais onde os serviços
eram realizados, a empresa percebeu que havia muitas oportunidades de melhorias.
Entre a realização do balanceamento e o alinhamento, exatamente onde havia o maior
tempo de espera (% do total do tempo de espera), havia muitas movimentações dos
veículos, em grande medida devido ao leiaute existente, que dificultava as manobras
internas dos veículos.
O leiaute original pode ser visto na figura 2, que mostra as dificuldades e os excessos
de manobras que os mecânicos eram obrigados a fazer e que não eram parte do trabalho
de agregação de valor para os clientes.
O leiaute também não organizava os materiais e equipamentos para que ficassem mais
próximos das pessoas que executavam o trabalho. Por exemplo, a impressora.
Havia demora no desempeno de rodas, pois o serviço era feito por uma empresa terceirizada,
o que exigia transporte.
Outro problema notado foi a inexistência de parafusadeira pneumática para todos
os mecânicos, o que ocasionava espera durante a realização do trabalho.
Além disso, cada mecânico fazia o trabalho ao seu modo, gerando diferenças importantes
nos tempos de execução
NOVO FLUXO DO SERVIÇO PARA REDUZIR ESPERAS E O TEMPO TOTAL DE EXECUÇÃO
Para atingir as ambiciosas metas, foi definido um novo fluxo de trabalho, desde
a chegada do veículo atá a sua saída, com o serviço feito, com o tempo total esperado
de 1h, conforme pode ser visto na figura abaixo.
Veja como ficou o fluxo proposto:
Figura 2: Novo fluxo do serviço da Garra Pneus – loja piloto.
Nesse novo fluxo do serviço, o lead time passaria de 02h07 para 1h, e o tempo de
processo se tornaria o mesmo do lead time, ou seja, todo o tempo de espera seria
eliminado.
IMPLEMENTANDO O NOVO FLUXO DO SERVIÇO
Para ter sucesso na implementação do fluxo proposto, a empresa precisou comunicar,
engajar e qualificar os colaboradores nas novas práticas e métodos.
Nesse processo, pouco a pouco, os colaboradores foram ajudando a apontar os problemas
e a propor melhorias.
Desse modo, foi possível definir o trabalho padronizado dos mecânicos, foram feitos
alguns investimentos, como a compra de uma máquina de desempeno das rodas para reduzir
o tempo de espera, pois o desempeno era terceirizado.
Junto com o novo leiaute, algumas sinalizações desenhadas no chão da loja facilitaram
a organização, pois todos que chegam ou saem da loja agora sabem muito bem aonde
ir, onde estacionar, em quais áreas não se pode transitar etc. (ver figura 4).
O fim das terceirizações de serviços de desempenos de rodas acarretou em maior rapidez
e qualidade quanto à prestação desse serviço. Além do fato de os colaboradores terem
aprendido a realizar um novo serviço, qualificando-os dentro de seu horário de trabalho.
O trabalho padronizado auxiliou todos os colaboradores a saberem o que fazer quando
situações diversas acontecerem dentro da loja.
O trabalho padronizado auxiliou todos os colaboradores a saberem o que fazer quando
situações diversas acontecerem dentro da loja.
A Garra focalizou na busca pela melhoria da satisfação dos clientes, procurando,
para isso, reduzir o tempo de execução do serviço para, assim, diminuir o tempo
de espera dos clientes.
As mudanças feitas trouxeram os resultados esperados em termos de redução do tempo
total de 2 horas para apenas 1 hora, conforme desenhado no fluxo futuro.
Mas, além disso, a empresa percebeu que o novo fluxo de serviço trouxe outras consequências,
como a liberação de equipamentos que estavam em excesso, como no caso dos elevadores,
que eram utilizados como suporte para a retirada das rodas: No novo leiaute seriam
necessários apenas dois, liberando o restante para serem utilizados em novas lojas,
conforme plano de expansão em 2016.
Com a nova configuração, o investimento em equipamentos de uma nova loja foi reduzido
em R$ 76.000, sem contar que os elevadores que foram retirados da loja (4) podem
ser utilizados em 2 novas lojas.
Figura 3: Leiaute antes da implementação lean.
Figura 4: Leiaute depois da implementação lean.
As mudanças feitas permitiram que a loja piloto tivesse um crescimento no volume
de atendimento e também no faturamento, conforme mostra a figura 5
Figura 5: Crescimento do negócio na loja piloto
As mudanças foram as mais significativas desde o início da empresa. Para isso, foi
fundamental o engajamento de seus colaboradores para a melhoria desses processos
e para repensar todo um sistema tradicional de execução de serviços que já se fazia
há tempo e não se atualizava.
Hoje seus colaboradores se sentem pertencentes à mudança organizacional ocorrida
na Garra, sentem-se responsáveis pela melhoria de seus serviços e processos e entendem
que melhorar os processos e resultados da empresa significa melhorar seu próprio
trabalho e sua qualidade e crescimento profissional.
Toda essa experiência com a loja piloto serviu de inspiração para muitas melhorias
futuras, entre elas a expansão dessas práticas para outras 6 lojas existentes.
E, para as novas lojas que surgirão no próximo ano, já pensa em começar de maneira
lean.
PS.: Por ter feito um excelente trabalho e com essa melhoria em sua qualidade e no atendimento ao cliente, a Garra Pneus ganhou o prêmio "Inovação 2015" de sua fornecedora, a Continental Pneus.