CULTURA E LIDERANÇA

Liderança Lean em marketing e vendas

Relata características do estilo de liderança de Jim Press, Ex-Toyota e agora responsável pela estratégia de Produtos, Marketing e Vendas da nova Chysler.

Liderança Lean em marketing e vendas

Porque Jim Press deixa vendedores e colegas de trabalho em êxtase frente à simples menção de seu nome?

O que se sabe são lendas sobre a sua fenomenal atenção aos detalhes e aos vendedores, a razão pela qual, provavelmente, o CEO Bob Nardelli (nova Chrysler) contratou o ex-“chefão” da Toyota, América do Norte, como presidente. Press (60 anos), gerenciará as vendas internacionais e norte-americanas, marketing global, estratégia de produto, serviços e peças.

Trazendo Press para a Chrysler, Nardelli conquista o ícone supremo da indústria – pelos menos, por sua reputação. Ele é um executivo com muita energia que focaliza incansavelmente na importância de um bom relacionamento com a rede varejista.

Durante suas viagens de negócios, Press ficou famoso por abortar idas ao aeroporto e fazer uma visita não programada a uma concessionária da Toyota. Sua primeira parada nunca era o escritório do gerente geral. Ao contrário, ele ia direto às oficinas para conversar com os mecânicos e descobrir o que realmente estava acontecendo com os carros da empresa.

Acima de tudo, ele é um bom ouvinte, e segundo dizem os vendedores desmotivados da Chrysler, há anos, ninguém da matriz sentara e realmente ouvira suas preocupações.

Tom La Sorda, ex- CEO da Chrysler, agora vice-presidente, tentou reparar essas relações em dezembro passado. Ele demitiu o impopular Joe Eberhardt, chefe global de vendas e cortou a produção para reduzir os grandes estoques que devoravam os vendedores. Mas ainda há muito por se fazer.

Louco por carros, também

Press também deve desenvolver um plano de produtos para trazer os clientes de volta aos show-rooms. Os vendedores acham que Press é capaz de lidar com tudo o que foi mencionado acima.

Embora não seja engenheiro, ele é conhecido como profundo conhecedor dos detalhes técnicos dos veículos. Ele é capaz de manter conversas sobre detalhes com produtores, engenheiros e designers.

Press foi nomeado COO da Toyota Motors - EUA no ano passado e o primeiro americano apontado ao board da Toyota Motors Corp. Mas em sua nova posição em Nova York, Press lidava com os burocratas de Wall Street. Para um executivo tão energético e famoso por jornadas de trabalho muito longas, Press pode ter se sentido sub-utilizado, dizem os informantes da Toyota.

“Ele pode ter visto o fim da linha em sua carreira na Toyota e Jim não é tipo de pessoa que vai se aposentar e passar o tempo em seu barco”, disse um informante.

Depois de se formar na Pittsburg State (Kansas), Press trabalhou dois anos na Ford Motors Co., a maioria das vezes em Portland, Oregon. Press passou a maior parte de sua carreira em Los Angeles, mas ele também não é estranho a Detroit. Ele é membro diretivo da Faculdade de Estudos Criativos e do Conselho de Escoteiros da América, Detroit. E também é sócio do Clube Atlético de Detroit.

Mudança de cultura

A cultura de concessionárias da Chrysler está passando por grandes mudanças, diz Earl Hesterberg, chairman do Grupo Automotivo 1 Inc., o quarto maior Grupo de revendas do país.

“Eu ainda não me reuni com Tom LaSorda,” diz Hesterberg “, mas, garanto que até o fim do dia, amanhã, terei notícias de Jim Press”.

Hesterberg sugere que Press possa começar a diminuir o volume de bonificações, um incentivo que recompensa alguns revendedores por alcançar metas impostas pela empresa. Vendedores reclamam que os incentivos recompensam alguns e, penalizam outros; e de fato, é um sistema de preço de duas camadas.

“Este é o enfoque mais inimigo dos vendedores, mais polêmico e corrosivo que qualquer um dos fabricantes têm hoje”, disse Hesterberg”. Há uma variedade de coisas que criaram muitas desconfianças.

As concessionárias reclamam que os escritórios regionais de vendas têm sido atingidos pela alta rotatividade de pessoal e falta de experiência. Tudo isso pode mudar com Press, diz Hesterberg: “Ele pode gerar um impacto na motivação na rede de revendedores, quase que imediatamente.

Igualar o sucesso da Toyota não será fácil. Ed Parker, dono do Campeão Chrysler-Jeep em Independence Mo., disse; “Para Press, uma coisa é vender os veículos mais desejáveis Toyota e Lexus, e outra, é mudar para Chrysler, Dodges e Jeeps, que requerem grandes incentivos.

Mas os espiões de indústria, dizem que se alguém pode fazer isso, esse alguém é Press.

“Sempre me surpreendi que os produtores nacionais nunca recrutam da Toyota, Nissan ou Honda, ‘Diz Yale Gusze, que foi Press predecessor como vice-presidente executivo da Toyota Motors Sales USA. Inc.” Isto mostra que a Chrysler está se dedicando à fazer mudanças”“.

Mike Jackson, presidente de Auto Nation Inc., o grupo do maior negociante do país e um dos críticos que mais vociferou de práticas de negócio de Chrysler, chamou Press de "um executivo transformacional."

“O maior desafio para Chrysler é reinventar seus negócios saindo do ”empurrar” da fábrica para “puxar” do mercado”, disse Jackson. “Isto requer uma completa reinvenção do seu modelo de negócios, e ninguém entende isto melhor do que Press.”

*Baseado em “Chrysler´s plan: Press for success”. Automotive News, 10 de Setembro, 2007

Publicado em 30/10/2007

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