DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E PROCESSOS

A incansável busca da perfeição

Jim Morgan

Para mim, tudo começou com a propaganda do Lexus de 1992 na qual a câmera focava em um pequeno bola de rolimã movendo-se suavemente pelas linhas precisas dos painéis externos da carroceria do modelo ES300. Ou, talvez, foi quando eu trabalhava como um fabricante de protótipos sob o olhar atento de artesãos altamente habilidosos e igualmente exigentes enquanto construíamos ferramentas e carrocerias de veículos fabricadas e soldadas à mão. De qualquer modo, comecei a notar que havia um forte contraste entre produtos bem feitos e trabalhados e outros mal feitos e que havia uma distinção ainda maior entre as pessoas que os faziam. Imediata e instintivamente, soube o que queria fazer e ser.

Para ser claro, não estou falando sobre o artesanato romântico e pseudo mágico de uma era passada, mas de uma vibrante força criativa que ainda cria um valor duradouro e único a seus produtos e guia o desenvolvimento de pessoas verdadeiramente excepcionais por todas as esferas da vida neste momento.

Produtos distintos

Você pode reconhecer o artesanato em produtos e serviços por sua simples elegância e ajuste perfeito. Eles incorporam a eliminação do supérfluo e a execução precisa do essencial.É aquela coisa de um produto que diz “bem feito” e, de fato, lhe atrai. Como a simples elegância, ajuste e acabamento de um produto da Apple, o interior de um carro Audi ou um banco de igreja do “Projeto de Mobília Katrina” (feito dos detritos do furacão) que provoca uma apreciação profunda e emocional. Um bom artesanato não serve apenas para bens de consumo tradicionais. Vemos isso nas interfaces de usuário criativas e altamente pesquisadas da Menlo Innovation, nos movimentos precisos de um cirurgião que domina sua arte e até no rigoroso Jiu Jitso brasileiro de Marcelo Garcia, todos os quais deixam o observador de olhos abertos.

Essa resposta a produtos bem feitos é também aparente na reação “agora eu entendo” que tenho visto tantas vezes de engenheiros céticos e sobrecarregados após verem o resultado físico de seu trabalho duro em padrões de trabalho pela primeira vez. Longe de ser mágico, o processo de criar produtos verdadeiramente excepcionais é o resultado de padrões de desempenho rigorosos e objetivos para pessoas e produtos. Isso requer muita atenção a milhares de detalhes, uma obsessão por excelência e, especialmente, a perfeita colaboração de design, engenharia e manufatura para produzir algo de valor excepcional.

Pessoas excepcionais

Há um desejo natural na maioria das pessoas em fazer bem o seu trabalho. Esse é o espírito da perfeição. É universal e conecta as pessoas a seu trabalho de uma maneira muito pessoal,dando orgulho e significado a seu trabalho. Consequentemente, a obtenção de domínio do seu trabalho traz um prazer interno que apenas é possível ao conseguir algo incrivelmente difícil – e pessoal. Para ter certeza, essa árdua jornada tem um impacto duradouro naqueles que escolhem seguir esse caminho. Embora raros, artesãos existem em cada profissão e podem ser reconhecidos por sua discreta confiança, autoconfiança e seu incrível foco. Cada movimento ou atividade traz consequências de pouca energia gasta, criando uma forma de ritmo ou fluxo. Eles não são perfeitos, longe disso, e ninguém sabe disso tão bem quanto eles. Mas esse fato não os impede de buscar a perfeição. E isso faz toda a diferença.

Mas um aviso. Em um mundo de “atalhos para o topo”, “aclamação instantânea” e “dinamização”, essa jornada requererá muito trabalho duro e muita perseverança. Mas, como pensadores lean, a criação de valor e a busca pela perfeição são, acima de tudo, o que desejamos. O espírito do artesanato é um componente chave para criar algo de valor duradouro e a busca transformará o caráter do trabalho e do trabalhador para sempre. Há custos extras para o artesanato? Não necessariamente, mas há, certamente, um custo por ignorá-lo. Faça algo de valor duradouro.

Publicado em 30/04/2014

Planet Lean - The Lean Global Networdk Journal